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Franquias que utilizam Inteligência Artificial como vetor estratégico

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• Modelos de negócios com processos otimizados se unem à visão empreendedora do franchising brasileiro;
• Investidores podem conhecer mais sobre as franqueadoras na ABF Franchising Expo, a maior feira de franquias do mundo, em São Paulo.

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São Paulo (SP), junho de 2025 – A presença da Inteligência Artificial (IA) no franchising deixou de ser uma tendência e passou a ser um pilar estratégico para redes que buscam escala, eficiência e personalização, unidas ao potencial humano.

Na ABF Franchising Expo 2025, marcas de diversos setores apresentarão soluções inovadoras baseadas em IA para atender melhor seus clientes, dar mais autonomia aos franqueados e acelerar a expansão.

Do uso de assistentes virtuais no ensino, à criação de agentes inteligentes para suporte interno e vendas, as redes estão reinventando seus modelos de operação.

A IA também se destaca no aprimoramento da experiência do consumidor, com tecnologia que orienta a escolha do produto ideal, ou nas lojas que utilizam a ferramenta para coletar e transformar feedbacks em ações personalizadas.

Além disso, soluções como a precificação dinâmica, totens inteligentes e sistemas de gestão integrados com mostram como a tecnologia estão otimizando processos em tempo real e oferecendo inteligência para decisões mais assertivas.

Veja abaixo como algumas redes expositoras da feira estão usando a IA para alavancar seus modelos de negócio:

Anjos Colchões & Sofás – Anjos Colchões & Sofás, rede especializadas em colchões e sofás com mais de 30 anos no mercado, faz uso do ChatGPT e outras ferramentas de Inteligência Artificial (IA) para apoio na criação de conteúdos, desenvolvimento de ideias para campanhas de marketing e suporte aos franqueados.

Além disso, a IA também tem sido uma aliada em planejamentos estratégicos e na análise de dados de performance da rede.

Apolar Franqueadora – A Apolar Franqueadora Imobiliária investe em tecnologia de ponta para criar soluções que minimizem o impacto dos negócios no meio ambiente.

E o advento dos tours virtuais veio para ficar e aproximar os clientes da realidade dos imóveis, oferecendo experiências cada vez mais satisfatórias para todo o mercado.

O modelo permite que visitas desnecessárias aos imóveis sejam evitadas, benefício que impacta diretamente na rotina dos corretores, que podem otimizar seu tempo, melhorar a eficiência na atuação e, consequentemente, aumentar a produtividade da imobiliária.

A solução também é parte das iniciativas relacionadas à responsabilidade ambiental da Apolar, já que impacta diretamente na quantidade de emissão de dióxido de carbono que envolve o deslocamento dos profissionais.

A visita ainda é necessária para o fechamento do negócio, mas a quantidade de idas ao imóvel diminui de três a quatro, por cliente, para apenas uma.

Apolar também investe em tecnologia e utiliza um sistema integrado de gestão empresarial (ERP) avançado que utiliza IA para conectar e otimizar todas as operações de múltiplos pontos de venda, o franqueado poderá realizar vendas e locações de imóveis situados em outras cidades e até no Paraguai, não apenas onde fica a sua loja.

Assim, cria-se uma maior integração entre as franquias, com geração de mais oportunidades para franqueados e agentes corretores.

O sistema centraliza dados de vendas, estoque, finanças e RH de cada loja, usando a IA para analisar e automatizar processos, permitindo que a empresa opere de forma mais inteligente e eficiente com base em dados em tempo real.

Bio Mundo – A Bio Mundo tem investido em inteligência artificial para aumentar a produtividade e melhorar o atendimento.

Três agentes de IA compõem as principais frentes dessa inovação:

– Ed: atua no setor de expansão, sendo o primeiro contato com interessados em franquias.

– Mari: agente voltada ao suporte interno, auxilia vendedores com informações técnicas sobre os produtos. Disponível 24/7, responde dúvidas em segundos, oferecendo mais eficiência do que treinamentos humanos.

– BIA: em desenvolvimento, integrada ao CRM e voltada ao atendimento ao cliente e vendas, com funções como apresentar produtos, auxiliar na compra e enviar links de pagamento.

Cultura Inglesa – A Cultura Inglesa acaba de dar mais um passo rumo à inovação com o lançamento de um assistente virtual baseado em inteligência artificial generativa.

Mais do que uma ferramenta de suporte ao aluno, o novo recurso vem se consolidando como peça-chave para a sustentabilidade da estratégia de expansão da rede, que prevê a abertura de 300 novas franquias até 2030.

O assistente atua como um tutor inteligente.

Ele identifica o nível de inglês do aluno, adapta a linguagem e estimula o raciocínio — sem fornecer respostas prontas.

Esse formato garante não apenas a eficácia do ensino, mas também um suporte pedagógico ágil e personalizado, capaz de escalar com qualidade à medida em que novas unidades entram em operação.

“O uso de tecnologia é primordial nos dias de hoje para manter o padrão de qualidade no suporte acadêmico ao aluno e nas rotinas administrativas, principalmente em um cenário de expansão nacional”, destaca Bruno Degani, Diretor de Tecnologia da Cultura Inglesa.

A tecnologia, que já atende cerca de 50% da base atual de alunos, estará disponível para 80 mil estudantes da Cultura Inglesa até o fim de 2025, incluindo unidades próprias, escolas bilíngues parceiras e franquias.

Além de otimizar o atendimento, a solução contribui diretamente para a experiência do aluno e para a eficiência operacional da rede — dois pilares fundamentais no modelo de franquias da Cultura Inglesa.

Com a meta de chegar a 300 novas unidades franqueadas até 2030, a Cultura Inglesa também aposta na AI como aliada na rotina de gestão das franquias.

A tecnologia deve automatizar e simplificar diversos processos, oferecendo mais agilidade ao franqueado.

Grupo MoveEdu (Microlins, Prepara Cursos e Ensina Mais Turma da Mônica) – Detentor das marcas Microlins, Prepara Cursos e Ensina Mais Turma da Mônica, o Grupo MoveEdu realizou um estudo e implantou um serviço com inteligência artificial que desempenha um papel significativo no atendimento aos interessados em abrir uma franquia, oferecendo suporte em diversas etapas do processo, desde o primeiro contato até a tomada de decisão.

O projeto foi lançado em 2024 e visa aumentar em até 30% o agendamento de reuniões estratégicas com investidores que desejam abrir o próprio negócio no segmento educacional.

A ferramenta ainda auxilia na análise do perfil do candidato, para verificar se há uma sinergia com as redes de ensino.

Além de ajudar na parte de expansão, a Inteligência Artificial apoia a área de desenvolvimento de cursos das marcas MoveEdu.

Antes da ferramenta, a equipe dispendia três meses para a produção de um curso.

Atualmente, com o mesmo período de tempo, são elaboradoras e atualizados cerca de quatro cursos, proporcionando redução de tempo e recursos.

Halipar (Griletto, Montana Grill, Jin Jin e Croasonho) – Atenta às tendências do mercado para aprimorar a experiência em suas lojas, a Halipar (Holding de Alimentação e Participações) implantou, em suas quatro marcas (Griletto, Montana Grill, Jin Jin e Croasonho), pesquisas com os clientes que, com o auxílio da Inteligência Artificial, trazem insights sobre produtos e serviços durante toda a jornada de compra.

Com o uso da IA, são gerados relatórios focados em ações imediatas e personalizadas para aperfeiçoar o atendimento às necessidades e expectativas dos consumidores, sem a necessidade de análises complexas ou automação avançada, apenas com a coleta de feedback detalhado dos clientes por meio de pesquisas abrangentes.

A partir daí, ela oferece uma visão das preferências dos consumidores, do que não gostam e dos pontos onde há necessidade de ajustes para melhorar a experiência, facilitando a priorização de ações que terão o maior impacto na sua satisfação e fidelização.

O aumento médio de receita, segundo a Freatz, empresa responsável pela ferramenta, é de 17%.

Headoffice.IA – Já pensou que a IA poderia ajudar os empreendedores a encontrar sua franquia? Isso já existe e estará disponível NA MAIOR FEIRA DE FRANQUIAS DO MUNDO.

A HEADOFFICE.IA traz para a ABF FRANCHISING EXPO uma ferramenta focada em ajudar o visitante da feira a encontrar a franquia que mais se encaixa em seu perfil empreendedor.

O visitante fala com o FRANK, o IAgente da marca, que analisa seu perfil como empreendedor na hora e já ajuda o empreendedor a fazer um roteiro inteligente para não perder nenhuma oportunidade no evento.

E o melhor, a plataforma é gratuita e isenta porque é alimentada com as marcas expositoras e os dados dos associados da ABF.

O visitante não perde nenhuma oportunidade e maximiza sua visita ao evento.

A tecnologia tem base na expertise da HEADOFFICE.IA, Com DNA inovador e foco em soluções inteligentes para a comunicação em diversos níveis.

Tecnologia acessível, interação humano x máquina para negócios escaláveis. A plataforma tem vários IAgentes implantados e mais de 25 anos de expertise no segmento.

JAH Açaí, Sorvetes e Picolés – Rede pioneira em self-service de açaí e sorvetes Pioneiro no Brasil com produtos 100% naturais, sem conservantes ou gordura vegetal, incluindo opções zero açúcar, veganas e sem lactose, o JAH Açaí, Sorvetes e Picolés que tem como sócio o piloto Caio Castro, integra desde 2015 o franchising nacional.

A rede conta com mais de 180 unidades em operação em 14 estados, atendendo mais de 500 mil clientes mensalmente.

O que a rede desenvolve nas áreas de IA: tecnologia para controle interno, como distribuição inteligente e rápida das decisões estratégicas Criado na era da tecnologia, o JAH utiliza inteligência artificial no dia a dia do negócio, com ferramentas que acompanham a rotina da equipe e auxiliam na organização das demandas e compartilhamento das informações para o time.

Controle interno (suporte ao franqueado): Agora, com a primeira loja internacional, na Alemanha, a marca aposta também em recursos de acessibilidade aos franqueados, utilizando a Inteligência Artificial para suporte em múltiplos idiomas.

Desta forma, a rede apresenta ganho direto na produtividade, ampliação dos negócios superando fronteiras de outros países, captando clientes e potenciais investidores ao redor do mundo, aumentando produtividade e melhorando a experiência final dos consumidores e colaboradores.

Lavanderia 60 Minutos – A inteligência artificial tem se tornado um diferencial estratégico para a Lavanderia 60 Minutos.

Em 2025 a empresa lançou o primeiro totem interativo com IA integrada ao WhatsApp, ampliando a experiência do cliente com autoatendimento, comunicação em 17 idiomas – o que também contribui para a inclusão social, atendendo clientes de diferentes origens e necessidades linguísticas – e acompanhamento em tempo real de todo o processo de higienização.

A solução também está conectada diretamente aos equipamentos da loja, controlando a liberação das máquinas e otimizando o consumo de energia, que chega a ser reduzido em até 30% graças ao sistema exclusivo de climatização.

Essa automação promove ganhos operacionais significativos, reduzindo a necessidade de mão de obra, com apenas uma pessoa dedicada cerca de 30 minutos por dia na unidade, e aumentando a eficiência e a sustentabilidade do negócio.

A IA, presente na assistente virtual Minu, reforça a comunicação omnichannel com o cliente, enviando notificações sobre o status das roupas, facilitando o suporte e garantindo conveniência e fidelização.

Linx – A Linx, especialista em tecnologia para o varejo, lança na ABF Expo 2025, seu Agente de Inteligência Artificial, que apoia varejistas e redes de franquias na gestão de vendas, estoque e comportamento dos clientes por meio de análise de dados disponível 24 horas por dia.

A solução, integrada ao sistema Microvix, é capaz de transformar informações de todas as áreas do negócio em insights importantes.

“Estamos democratizando o acesso à inteligência de dados.

Qualquer loja, franqueado ou rede consegue, em segundos, entender quais produtos estão performando melhor, onde estão as perdas de estoque, quais clientes têm potencial de recompra e como agir para melhorar seus resultados”, diz Rafael Reolon, diretor de Retail da Linx.

Market4u – A inteligência artificial (IA) tem se consolidado como um dos principais vetores de transformação no setor de franquias, e a market4u, rede de mercados autônomos que opera em condomínios residenciais e comerciais, é um exemplo claro de como a tecnologia pode ser aliada estratégica da rentabilidade.

Desde a implantação do Pricing 2.0, ferramenta baseada em IA para precificação dinâmica, cerca de 75% da rede já opera com ajustes automáticos de preços com base no comportamento do varejo regional.

Mas a aposta na ferramenta vai além, a startup tem aplicado automações inteligentes em áreas como atendimento ao cliente, controle de qualidade, reposição de estoques e gestão de centros de distribuição.

Com isso, tarefas que antes levavam horas passaram a ser executadas em minutos, permitindo maior eficiência operacional e mais tempo para o franqueado focar no que importa, relacionamento com o condomínio e expansão de mercado.

A IA também fortalece o marketing personalizado e a tomada de decisão baseada em dados, aumentando o ticket médio e a conversão nas lojas. Para Eduardo Córdova, fundador e CEO da empresa, o avanço da IA no franchising tornará as franquias mais inteligentes, automatizadas e rentáveis, desde que sustentadas por dados de qualidade.

Mercadão dos Óculos – O Mercadão dos Óculos lançou um totem digital que promove uma nova experiência de compra no segmento óptico.

Em até 20 minutos, a ferramenta realiza o visagismo e o mapeamento de visão do cliente.

Com base em informações personalizadas, ele saberá qual é o formato de armação e lente ideal para sua necessidade, promovendo uma compra inteligente.

Oral Sin – A Oral Sin, maior rede de clínicas odontológicas do Brasil, com mais de 00 unidades, aposta na Inteligência Artificial para transformar a experiência dos pacientes e otimizar a gestão interna.

A rede utiliza discadores automáticos e chatbots para agilizar a captação e o atendimento ao cliente, reduzindo custos e aumentando a eficiência.

Também investe em plataformas integradas para facilitar a administração das unidades e gestão de equipes.

Além disso, adota equipamentos odontológicos modernos, unindo tecnologia de ponta ao atendimento humanizado.

No primeiro semestre de 2024, a rede realizou mais de 729 mil atendimentos, comprovando o impacto positivo da inovação no setor.

Óticas Carol – Na Óticas Carol, implementamos ferramentas de inteligência artificial que estão na linha de frente das inovações, ajudando a otimizar a jornada do cliente de forma mais personalizada e ágil.

Soluções como o Smart Shopper, que orienta as decisões de compra, e recursos interativos como o Lens Simulator e os Demotools Transitions, têm tornado a experiência mais digital e eficiente.

Essas tecnologias, que são acessíveis e integradas ao dia a dia das lojas, ampliam o acesso à informação, melhoram a eficiência operacional e reforçam o relacionamento com o consumidor.

Com um foco em escalabilidade e inclusão, a Óticas Carol continua a democratizar o acesso à inovação em saúde visual, garantindo atendimento de excelência em todas as regiões do país.

Prepara Cursos – Rede de ensino profissionalizante, do Grupo MoveEdu, investe em inovação e no pioneirismo do segmento ao investir em uma nova metodologia de ensino com Inteligência Artificial integrada nos cursos.

Dessa forma, o aluno acelera o seu aprendizado, ganha mais conhecimento e eficiência.

Ou seja, poderá entregar mais resultado em menos tempo.

O intuito da marca é auxiliar jovens que não conhecem ou não sabem sobre a importância da IA atualmente, além de disponibilizar uma oportunidade para quem deseja comprar uma franquia/negócio de educação baseado em Inteligência Artificial.

A revolução trazida pela Inteligência Artificial apresenta desafios significativos para a educação e a capacitação profissional no Brasil.

Para enfrentar essa nova realidade, é necessário modernizar os currículos, promover a inclusão digital e incentivar o aprendizado contínuo.

Para o fundador e CEO do Grupo MoveEdu, Rogério Gabriel, o avanço da Inteligência Artificial e outras tecnologias emergentes está provocando transformações profundas no mercado de trabalho, exigindo novas abordagens para a educação e capacitação profissional.

No cenário brasileiro tais fatores oferecem tanto desafios quanto oportunidades para as instituições de ensino.

RE/MAX Brasil – Há dois anos, a RE/MAX Brasil utiliza a inteligência artificial na campanha “Expansão Premiada”, com o objetivo de treinar os consultores de expansão.

Essa iniciativa foi idealizada antes mesmo do “boom” do ChatGPT e da popularização da IA.

A empresa realizou um levantamento com os consultores de expansão que mais se destacavam em vendas para entender suas técnicas de abordagem com os clientes.

Com base nesses dados, a IA foi aplicada para tratar as informações e estruturar o conteúdo de treinamento, que foi gamificado na plataforma Play2sell — parceira da franqueadora.

Os profissionais foram premiados de acordo com o conhecimento adquirido e o número de reuniões agendadas.

Segundo Felipe dos Santos, advisor de tecnologia da RE/MAX Brasil e CEO da Play2sell, a campanha foi um sucesso e contribuiu, entre outros fatores, para aumentar a taxa de conversão de vendas de franquias, além de reduzir a curva de aprendizagem.

“O treinamento foi fundamental para estreitarmos o relacionamento com os consultores de expansão e apoiá-los nas técnicas de abordagem de vendas com os clientes.”

Seu Cliente Oculto – A Seu Cliente Oculto é uma das pioneiras no segmento de clientes ocultos (avaliadores anônimos de produtos/serviços), sendo a maior do Brasil, com mais de 480 mil usuários em sua plataforma.

A faixa de investimento de R$ 200,00 é para empresas que desejam contratar os serviços de clientes ocultos e aplicá-los em seu dia a dia.

Dessa forma, a empresa disponibiliza sua principal IA para as franquias, que consiste em checar se a avaliação do cliente oculto foi verdadeira, por meio de análise de áudios, até a definição do real sentimento que o avaliador expôs em seu relato.

A tecnologia funciona como uma “checagem de sentimentos”, a fim de entender se a avaliação foi sincera ou “apenas educada”.


SERVIÇO

32ª ABF Franchising Expo
Local: Expo Center Norte – Pavilhões Branco e Verde
Endereço: Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme – São Paulo – SP
Quando: de 25 a 28 de junho de 2025
Horário de Funcionamento:
> Quarta a Sexta 25 a 27/06 – das 13h às 21h
> Sábado 28/06 – das 11h30 às 18h30
Preço do Ingresso Online: R$ 100
Preço do Ingresso na Bilheteria do Evento: R$ 120

Cada ingresso é individual, intransferível e dá direito a uma credencial válida para acesso aos 4 dias do evento.

Informações ao público: [email protected] e no chat do website
Website: www.abfexpo.com.br
Fotos de edições anteriores: https://www.flickr.com/photos/134212753@N06

Importante: A partir deste ano, a ABF Franchising Week passa a ser composta por dois eventos: a ABF Franchising Expo e o ABF Franchising Summit Brasil (dias 23 e 24/6).

Este último evento reúne o conteúdo que era apresentado em vários seminários e simpósios nos anos anteriores, é voltado ao público de expositores, franqueadores e outros players do sistema de franchising e exige credenciamento específico.

Mais informações em www.abf.com.br

 

Fonte: Dfreire Comunicação e Negócios

 



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