Pular para o conteúdo

Fugindo do IOF com stablecoins? Parceria entre Matera e Circle busca transformar ‘dólar tokenizado’ em meio de pagamento com USDC (USDC)

Banner Aleatório

A Matera, empresa de tecnologia com foco em soluções e produtos financeiros, firmou uma parceria com a Circle (CRCL), emissora da stablecoin em dólar USDC (USDC) para o uso da criptomoeda como meio de pagamento no país.

Banner Aleatório

A operação será feita por meio de suas respectivas afiliadas reguladas e visa promover a interoperabilidade entre moedas digitais e o sistema financeiro tradicional. 

Assim, a aliança marca a primeira integração nativa na região entre uma infraestrutura bancária em tempo real e uma stablecoin totalmente lastreada. 

Mais do que tratar stablecoins apenas como reserva de valor, essa parceria habilita seu uso em pagamentos cotidianos, instantâneos, seguros e acessíveis, diretamente pelas plataformas de bancos e fintechs que utilizam o Digital Twin da Matera.

  • CONFIRA: Você já está se preparando para se aposentar sem depender do INSS? Simule quanto precisa investir para uma aposentadoria tranquila

Integração da stablecoin com o mercado tradicional

A integração entre o Digital Twin da Matera e a plataforma da Circle permite que instituições financeiras ofereçam experiências multicontas e multimoedas de forma mais fluida, utilizando saldos em reais, dólares e, agora, com a stablecoin USDC.

Isso será feito sem a necessidade da construção de uma infraestrutura mais elaborada por parte das empresas, de acordo com o comunicado à imprensa. 

Além disso, de acordo com a Matera, as operações internacionais serão mais rápidas, baratas e transparentes, permitindo a conexão de “trilhos de pagamentos locais, como o PIX, à liquidez global da USDC”. 

Não ficou claro se a integração permitiria escapar da taxação do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), mas existe essa possibilidade, tendo em vista que no uso de USDC não há incidência de impostos. 

Source link

Join the conversation

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *