As empresas têm vindo a integrar cada vez mais a tecnologia para a realização das suas actividades diárias, e nos últimos tempos, um dos grandes destaques tem sido a Inteligência Artificial (IA), que traz sistemas mais integrados, automatizados e consequentemente mais eficazes, a vários níveis, para as empresas.
Ao compreender e abraçar o potencial da IA, as empresas podem aspirar a melhores ligações digitais na sua gestão diária e na relação com os seus clientes, proporcionando experiências personalizadas que transcendem as expectativas. É neste sentido que a PHC Software, multinacional portuguesa dedicada ao desenvolvimento de soluções de gestão, anunciou, recentemente, o lançamento do PHC GO em Moçambique, uma solução online, que utiliza a Cloud, e que permite que as empresas usufruam de uma gestão completa, ‘inteligente’ e ágil.
Depois de ter apresentado, no final do ano passado, o PHC CS, um software de gestão empresarial (ERP) que se adapta às necessidades de cada empresa, a PHC decidiu ir mais longe, lançando agora um sistema baseado inteiramente na cloud, que permite que haja uma gestão “holística” adaptável a qualquer negócio e de fácil acesso onde e quando quiser, utilizando o computador, o smartphone ou o tablet. “Esta é a sexta geração de software PHC, feito 100% na cloud, 100% alojado, o que significa que a empresa não precisa de servidores para a utilização deste sistema, necessita apenas da Internet e, a partir daí, tem um software altamente avançado”, explica Ricardo Parreira, CEO da PHC Software, numa entrevista ao DE.
Este Sistema Integrado de Gestão Empresarial (ERP) proporciona funcionalidades como gestão comercial, contabilidade e finanças, recursos humanos ou relatórios e análises, permitindo, desta forma, optimizar processos e tomar decisões com base em dados actualizados.
Trata-se de uma ferramenta com capacidade de detectar e mostrar problemas. “O próprio sistema avisa que há erros, que vai faltar dinheiro, ou que há dinheiro a mais. Actua sobre a gestão da empresa e, diferente dos sistemas antigos, este coloca a sua inteligência em funcionamento durante a noite e vai descobrindo falhas, que vai, posteriormente, notificar sobre a existência das mesmas. E este tipo de exercício é feito permanentemente, o que facilita imenso o empresário ou o gestor.
O PHC GO apresenta também uma solução para ajudar as empresas de Mid Market (empresas de médio porte) a optimizar a gestão, com o uso da Inteligência Artificial, que torna mais produtivo o trabalho das pessoas e, segundo Ricardo Parreira, foi pensado para quem procura velocidade e produtividade no negócio e não quer perder o comboio da transformação digital.
“Este produto é incrivelmente mais automatizado que o outro (PHC CS) e foi feito a pensar nas necessidades das PME que olham para o crescimento e eficiência da sua operação, da produtividade à redução de custos. Por isso, foi muito orientado a trazer as melhores práticas de gestão para que, ao seguir as recomendações do produto, a empresa passa a ter a capacidade de contar com pessoas mais produtivas. E isto vai incidir na redução de custos, de pessoas e, principalmente, de tempo”, assinala.
Questionado sobre o maior diferencial entre o PHC GO e o PHC CS, o gestor explica que, apesar de ambos usarem a IA, este novo produto apresenta já uma grande diferença em relação ao anterior. “Os dois utilizam Inteligência Artificial, mas com objectivos diferentes. O PHC GO está inserido na cloud e traz boas práticas da automação, permite dar alguns passos mais à frente e por menos dinheiro. Garante o total controlo na gestão de clientes e fornecedores, gestão de stocks e tesouraria, além de contar com um conjunto de ferramentas de análise de negócio (Business Analytics) que permitem o controlo total da operação por parte do gestor”.
Esta solução, segundo Ricardo Parreira, foca-se na eficiência, rapidez de utilização e aprendizagem, bem como na poupança de tempo ao automatizar tarefas rotineiras. Para além disso, as empresas também podem contar com os benefícios da cloud: disponibilidade 24 horas todos os dias, firewall avançada, monitorização e backups distribuídos, custos reduzidos e actualizações automáticas, incluindo adaptações legais.
No entanto, pelo facto de nem todas as empresas poderem trabalhar com sistemas que estejam inseridos na cloud, a PHC continua a desenvolver e a melhorar o PHC CS. “Vai haver mercado para os dois, conforme o tipo de empresa, as necessidades, até a própria mentalidade. Os gestores mais jovens, que já nasceram quase nativos digitais, vão querer tudo na cloud. Os mais velhos, que em toda a vida tiveram um sistema dentro da sua casa, querem manter isso. Portanto, o nosso objectivo é ter a solução para ambos, olhando sempre para o futuro em que a IA será indispensável à gestão – é o futuro dos negócios”, esclarece o CEO.
Em termos de custos, uma assinatura anual do PHC GO começa dos 400 euros (cerca de 27 800 meticais), podendo ir até aos dois mil euros (139 454 meticais), dependo dos serviços e add-ons (pequenos softwares que se acoplam a um programa principal para lhe fornecer novas funcionalidades) a serem implementados.