Se costumas usar o Shazam sempre que ouves uma música de que gostas, prepara-te… A Google quer substituir esse hábito com o Gemini. Isto com algumas novidades, visto que agora não precisas sequer de estar a ouvir a música.
Basta cantares, assobiares ou até gravares um vídeo com a música ao fundo. O novo update chegou e promete identificar aquela música que tens presa na cabeça… mesmo que não te lembres da letra.
O que é que mudou?
Até aqui, o Gemini já conseguia reconhecer músicas que estivessem a tocar, tal como o assistente da Google fazia há anos. Uma funcionalidade interessante, mas longe de ser revolucionária.
Mas agora vai mais longe! Podes perguntar “Que música é esta?” e o Gemini apresenta-te uma nova interface onde te convida a cantar, assobiar ou tocar a melodia. Por isso, se fores minimamente afinado, a IA trata do resto.
É uma evolução do velho “hum to search” lançado em 2020. A diferença é que agora está integrado diretamente no Gemini, com reconhecimento mais rápido e eficaz, graças à nova geração de modelos de linguagem da Google.
Funciona mesmo?
A funcionalidade começou a ser distribuída na app Gemini para Android. Ainda não chegou ao iPhone (onde o Shazam continua a reinar), mas já está disponível em mais de 20 línguas. Sim, o português está incluído.
E se tiveres um vídeo?
Isto é que é novo: agora podes enviar vídeos para o Gemini, e pedir que a IA diga o que está a acontecer… ou que identifique a música que está a tocar no fundo. Por exemplo, estás num concerto ou num evento, gravas um vídeo, e queres saber que música era aquela que ficou na cabeça.
Agora basta enviares o clip para o Gemini e pedires uma análise. A IA vai conseguir interpretar o conteúdo visual e sonoro ao mesmo tempo.
Porém, a funcionalidade de vídeo não foi criada só para descobrir músicas. A ideia é poderes obter respostas contextuais a partir de vídeos, seja sobre o que está a acontecer, quem aparece, o que foi dito, etc.
Mas a aplicação a nível musical é óbvia, e já está a entusiasmar quem anda sempre à caça de novas músicas.
Vale a pena trocar o Shazam?
Depende do ecossistema. Se usas Android e já tens o Gemini no bolso, tens agora mais uma forma de descobrir músicas com um simples cantarolar ou até com vídeos. No iPhone, por enquanto, continuas preso ao Shazam, mas não será por muito tempo. Aliás, é importante para a Google conquistar este território, e como tal, não deverá faltar muito até que a funcionalidade fique disponível.