Gemini agora vai te ajudar a encontrar fotos e vídeos no Google Fotos; veja como

A ferramenta de busca com inteligência artificial do Google Fotos foi colocada para testes no aplicativo. A função aproveita as capacidades multimodais do Gemini para identificar elementos de fotos contidas na galeria e encontrar arquivos com base em descrição em texto.

Há um bom tempo, o Google Fotos é capaz de perceber o conteúdo de fotos ou de vídeos. O aplicativo consegue identificar pratos de comida, fotos de paisagens, prints, pessoas, pets e mais.

Com o novo buscador integrado, o Google Fotos é ainda mais preciso e atende solicitações com mais riquezas de detalhes. Por exemplo: em vez de pesquisar “lago”, o usuário pode pedir “passeio de caiaque em um lago ao redor de montanhas” e conferir a foto em questão.

O Google quer inaugurar a funcionalidade com bastante destaque, então o buscador do Gemini vai ter uma aba exclusiva para ele no app Google Fotos.

A ferramenta funciona em duas etapas: primeiro, ela entende a solicitação em texto do usuário, utilizando a base de dados de linguagem natural do Gemini; e elabora uma resposta, varrendo todos os arquivos (fotos e vídeos) guardados na nuvem.

Processamento acontece na nuvem

No anúncio do recurso, o Google ressalta que as fotos pessoais nunca serão utilizadas para publicidade. Contudo, as solicitações podem ser revisadas por humanos — somente os prompts em texto, não as imagens.

A empresa também ressalta que os dados pessoais não serão utilizados para treinar modelos do Gemini ou outros produtos do Google. De toda forma, o alerta sugere que a análise e o processamento de informações acontece de forma remota, dentro dos servidores do Google, diferente de soluções locais.

Obviamente, por se tratar de um modelo de linguagem, ele pode cometer erros, assim como em qualquer outra aplicação. Dessa forma, não se espante caso o Gemini mostre uma foto que não tenha nada a ver com a pesquisa.

Neste primeiro momento, a busca com Gemini no Google Fotos será lançada exclusivamente para usuários dos Estados Unidos. Não há previsão para a chegada da novidade a outras regiões.

Source link

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima