O Google acaba de anunciar uma série de novidades para sua plataforma Workspace que estão diretamente relacionadas com os recursos de inteligência artificial. As implementações do Gemini prometem transformar a maneira como interagimos com documentos e planilhas, trazendo recursos inovadores que combinam produtividade e tecnologia de ponta.
É uma tendência de mercado. A Microsoft fez basicamente a mesma coisa quando decidiu enfiar goela abaixo o Copilot no Microsoft 365. A diferença que, aparentemente (e até que a realidade prática prove o contrário), o Gemini tende a ser mais útil no Google Docs.
Vamos conhecer a partir de agora como a IA do Google vai influenciar na alternativa gratuita do pacote de escritório online.
Google Docs agora é um podcaster
O Google está expandindo as capacidades do Gemini com uma funcionalidade que chamou atenção dos usuários e especialistas em tecnologia: podcasts gerados por inteligência artificial diretamente integrados ao Google Docs.
Esse recurso era uma exclusividade da ferramenta NotebookLM e do aplicativo Gemini, mas estará acessível para contas Workspace nas próximas semanas. Na prática, você poderá transformar documentos em resumos de áudio, o que pode ser bem útil para quem quer um resumo de longos documentos a partir de um feedback sonoro.
Além disso, a opção de ter seu próprio conteúdo lido em voz alta representa uma vantagem para revisão e acessibilidade, embora a experiência dos podcasts gerados automaticamente ainda divida opiniões entre os primeiros usuários.
Um editor virtual para seus textos
Outro avanço que o Gemini deve oferecer ao Workspace é o prompt “Ajude-me a refinar” que chegará ao Docs ainda neste trimestre. Diferentemente de assistentes que simplesmente geram conteúdo, esta função atua como um editor virtual, fornecendo comentários e sugestões para aprimorar textos existentes.
Dessa forma, a IA vai emular o trabalho de um editor humano, oferecendo outras perspectivas para os usuários que não contam com um revisor profissional em casa ou no trabalho.
O sistema analisa o documento e identifica oportunidades de melhoria, desde estrutura textual até refinamentos de estilo. E quem sabe este não seja “o início do fim” de mais uma profissão dentro das redações.
Planilhas inteligentes, com análise de dados ao alcance de todos
O Google também prepara inovações para o software de Planilhas, ampliando as capacidades do Gemini nessa ferramenta. Atualmente, já é possível solicitar ao assistente virtual ajuda para tarefas específicas, como geração de recursos visuais e manipulação de dados.
A grande novidade, que está programada para implementação ainda este ano, é o recurso “Ajude-me a analisar”. A funcionalidade promete transformar qualquer usuário em um analista de dados amador, identificando tendências, padrões e insights relevantes nas planilhas.
O assistente conseguirá interpretar grandes volumes de informações e apresentar orientações iniciais para análises mais aprofundadas. Da mesma forma que o revisor, o principal objetivo é entregar a possibilidade de contar com um auxílio mais próximo de uma realidade prática de escritórios de contabilidade ou empresas especializadas em dados.
Para quem está sozinho e meio perdido nos números, pode ser uma mão na roda.
Integrando IA ao fluxo de trabalho cotidiano
As novas implementações do Google demonstram um movimento claro em direção à simplificação de tarefas complexas através da inteligência artificial. A empresa busca posicionar o Gemini como um assistente virtual completo que acompanha o usuário em todas as etapas do trabalho digital.
Até porque, tal e como mencionei no começo do artigo, a Microsoft largou na frente com o Copilot integrado ao Microsft 365. Logo, o Google não pode comer mosca, e precisa integrar o Gemini no Docs (e, de preferência, entregar esses recursos para o maior número de usuários possível).
Essa estratégia se alinha com a tendência global de democratização das ferramentas de IA, tornando tecnologias avançadas acessíveis para usuários comuns. Os recursos prometem economizar tempo e ampliar a qualidade do trabalho produzido no ecossistema Google.
Como aproveitar ao máximo os novos recursos do Gemini no Workspace
Para quem deseja explorar essas novas possibilidades assim que estiverem disponíveis, preparamos um guia passo a passo para cada uma das novidades que ainda vão chegar no Workspace nos próximos meses.
Configurando os podcasts de IA no Google Docs:
- Abra o documento no Google Docs
- Acesse o menu “Extensões” na barra superior
- Selecione “Gemini” e depois “Gerar podcast”
- Escolha o estilo de narração desejado
- Aguarde o processamento e ouça o resultado
- Faça ajustes na configuração se necessário
- Salve o áudio gerado para uso posterior
Utilizando o assistente de refinamento textual:
- Escreva ou importe seu texto no Google Docs
- Acesse o menu lateral do Gemini
- Selecione a opção “Ajude-me a refinar”
- Especifique suas necessidades (clareza, concisão, tom)
- Revise as sugestões apresentadas nos comentários
- Aceite ou recuse cada recomendação
- Finalize o documento incorporando as melhorias
Aproveitando a análise inteligente de dados:
- Abra sua planilha no Google Sheets
- Ative o painel do Gemini no menu de extensões
- Selecione “Ajude-me a analisar”
- Defina os parâmetros de análise desejados
- Examine os insights e visualizações sugeridos
- Aprofunde pontos específicos com perguntas adicionais
- Exporte os resultados ou incorpore-os na própria planilha
Via The Verge