A Gemini, plataforma de criptomoedas fundada pelos gêmeos bilionários Tyler e Cameron Winklevoss, anunciou na quarta-feira que recebeu uma licença da Commodity Futures Trading Commission (CFTC) para oferecer mercados de previsão a clientes nos Estados Unidos.
As ações da empresa sediada em Nova York subiram 10,8% no pregão estendido. O preço das ações caiu mais da metade em relação ao seu IPO até o último fechamento.
A Gemini junta-se a um número crescente de empresas que se aventuram no setor financeiro emergente e em expansão, que explodiu em popularidade nos últimos anos.
A empresa de esportes digitais Fanatics anunciou na semana passada sua entrada nos mercados de previsão , enquanto Robinhood HOOD e Susquehanna se uniram em novembro para assumir o controle da exchange LedgerX em sua tentativa de estabelecer uma posição dominante no setor.
Os mercados de previsão, que permitem aos investidores apostar em tudo, desde grandes torneios esportivos até política monetária, ganharam grande força desde que um tribunal federal dos EUA rejeitou, no ano passado, a proibição da CFTC às apostas eleitorais.
“Os mercados de previsão têm o potencial de serem tão grandes ou maiores que os mercados de capitais tradicionais”, disse Cameron Winklevoss, presidente da Gemini.
Embora os críticos comparem os mercados de previsão a jogos de azar, os defensores veem essa classe de ativos como um indicador preciso das expectativas do mercado em comparação com os métodos tradicionais.
A aprovação também representa um grande impulso para a Gemini, que teve um início difícil como empresa de capital aberto desde sua estreia em Nova York, em setembro.
“A aprovação de hoje marca o culminar de um processo de licenciamento de 5 anos e o início de um novo capítulo para a Gemini”, disse o presidente-executivo Tyler, acrescentando que a empresa havia solicitado a licença pela primeira vez em março de 2020.
Os clientes da Gemini nos EUA poderão participar dos mercados de previsão na interface web em breve, enquanto a negociação de contratos de eventos por meio do aplicativo móvel estará disponível posteriormente.
A Gemini afirmou que também irá explorar a possibilidade de expandir sua oferta de derivativos para clientes nos EUA, incluindo futuros de criptomoedas, opções e contratos perpétuos futuramente.

