O Google apresentou nesta quinta-feira, 8, uma série de recursos do Gemini para todos os 3 bilhões de usuários do Gmail (Android, iOS), uma parte apenas para pagantes e outra para os consumidores gratuitos. São soluções que ajudam a estruturar e filtrar informações, assim como automatizar a escrita de e-mails.
Para usuários gratuitos, as novidades são as seguintes funcionalidades:
- “Respostas sugeridas”, que permite dar respostas de bate-pronto em um clique;
- “Ajude-me a escrever”, que rascunha e-mails a partir de instruções pontuais do usuário;
- “Visão Geral Criada por IA”, um resumo de um e-mail recebido em poucos tópicos e que fica no alto da tela logo após o título.
Até então, essas soluções estavam disponíveis para assinantes do Google AI Pro e Google Workspace, seu serviço corporativo, inclusive no Brasil desde 2024.
Entre as novidades para pagantes, está o AI Overviews, a mesma ferramenta da busca do Google que é baseada em IA para facilitar e agilizar a procura rápida de informações na caixa de e-mail.
Outra é o AI Inbox, uma nova forma de visualizar e organizar a caixa de entrada com um assistente digital em duas partes:
- “Priorities”, que identifica automaticamente as mensagens que precisam de resposta imediata;
- “Catch me Up”, um painel que traz informações como avisos de viagens e compras.
E há ainda o Proofread, um revisor de texto com auxílio de IA que possui melhoria do tom do texto (voz passiva ou ativa) e da estruturação de frases.
Essas soluções começam a ser liberadas nesta quinta-feira para os usuários do Gmail e assinantes do Google AI Pro e Google AI Pro Ultra nos Estados Unidos em inglês (exceto a AI Inbox, que é apenas para participantes do programa Trusted Testers). O acesso para internautas de outros idiomas e outras regiões acontecerá nos próximos meses.
Gemini cresce em downloads
De acordo com dados da AppMagic levantados por Mobile Time, o aplicativo standalone do Gemini (Android, iOS) foi um dos grandes destaques de 2025 com crescimento de instalações em 383% no mundo, passando de 98 milhões em 2024 para 474 milhões no ano passado.
Com este resultado, o app do Google saltou da posição 66 em 2024 para a quinta em 2025 em quantidade de instalações no mundo. E chegou a superar o rival ChatGPT nos rankings mensais de setembro e outubro.
A matéria exclusiva com o ranking completo pode ser acessada aqui.
Imagem principal: Ilustração produzida por Mobile Time com IA

