
Em mais uma aposta na integração de inteligência artificial aos seus serviços, o Google começou a liberar uma atualização opcional que promete tornar a busca por e-mails no Gmail mais inteligente e eficiente.
O novo sistema leva em consideração o histórico de interações do usuário, como mensagens mais acessadas e remetentes frequentes, para destacar os resultados mais relevantes no topo da lista.
A mudança, anunciada oficialmente no blog The Keyword da própria empresa na última quarta-feira (20), tem como objetivo facilitar o acesso a informações importantes e economizar tempo durante a navegação pela caixa de entrada.
Busca vai além das palavras-chave
Antes dessa atualização, o sistema de busca do Gmail priorizava a ordem cronológica dos e-mails com base nas palavras-chave digitadas pelo usuário. Agora, com a nova funcionalidade, a plataforma também considera outros fatores, como a data recente de visualização, o número de vezes que um e-mail foi aberto e a frequência de contato com determinados remetentes.


Tais critérios serão usados para oferecer uma nova forma de exibir os resultados, batizada de “mais relevantes”. Segundo o Google, isso aumenta de maneira significativa a chance de o usuário encontrar o que procura logo nos primeiros resultados exibidos.
Opção de alternar entre relevância e cronologia
Apesar da novidade, o modo de busca tradicional — baseado apenas em palavras-chave e na ordem em que os e-mails foram recebidos — continuará disponível. O usuário poderá escolher entre os dois formatos de pesquisa, alternando conforme sua preferência ou necessidade.
A atualização está sendo disponibilizada globalmente para contas pessoais do Google, tanto na versão web do Gmail quanto nos aplicativos móveis para Android e iOS.
A proposta é tornar a experiência de busca mais contextual e adaptada ao comportamento individual de cada usuário, sem abrir mão da simplicidade
Leia também:
Personalização que respeita a escolha do usuário
A nova ferramenta de busca com IA não será ativada automaticamente como padrão. Trata-se de um recurso opcional que pode ser acessado diretamente durante o uso do campo de pesquisa.
A abordagem demonstra a preocupação da empresa em dar mais liberdade personalização, sem interferir nos hábitos de quem prefere a forma clássica de pesquisar seus e-mails.
O lançamento vem na esteira de outros recursos com IA que o Google vem adicionando a produtos como Docs, Drive e o próprio Gmail — como o Help Me Write, que sugere textos automaticamente.
Fonte: Google (The Keyword)


Participe do grupo de ofertas do Mundo Conectado
Confira as principais ofertas de Smartphones, TVs e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.