Com as novas funcionalidades anunciadas pela Google nesta quinta-feira, o Gmail vai conseguir redigir emails no tom de cada utilizador, identificar os contactos mais importantes com base em interacções e personalizar a caixa de entrada para destacar o que é mais importante.
O objectivo, segundo a empresa, é ajudar os três mil milhões de utilizadores do serviço a lidar com volumes cada vez maiores de correio electrónico e a manter a caixa de entrada organizada. Para isso, a Google decidiu incorporar o Gemini, o seu assistente de inteligência artificial (IA), no Gmail, transformando-o num “assistente pessoal e proactivo da caixa de entrada.”
Resumos de conversas
Agora, quando um utilizador pesquisar alguma coisa na sua caixa de entrada, o assistente de IA identifica a informação relevante e sintetiza-a, de forma clara. “Quando abre um email com dezenas de respostas, o Gmail sintetiza toda a conversa num resumo conciso dos pontos principais”, explica a Google em comunicado.
Com a AI Overviews (em português, visões gerais de IA), o utilizador pode fazer perguntas directamente à sua caixa de entrada: “Em vez de procurar palavras-chave ou percorrer um ano de emails, basta usar linguagem natural, como ‘Quem foi o canalizador que me deu um orçamento para a renovação da casa de banho no ano passado?’”, exemplifica a empresa.
O uso desta ferramenta está apenas disponível para os subscritores do plano Google AI Pro (que, em Portugal, custa 21,99 euros por mês) e Ultra (274,99 euros por mês).
Gemini escreve por si e revê os seus emails
A partir desta quinta-feira, todos os utilizadores do Gmail passam a ter acesso a uma ferramenta que ajuda a aperfeiçoar mensagens de correio electrónico ou a redigi-las de raiz. A Google revelou que, em Fevereiro deste ano, essa funcionalidade será actualizada para oferecer maior personalização, recorrendo a contexto retirado de “outras aplicações Google” do utilizador.
Além disso, sem custos adicionais, chegam as novas sugestões de resposta — uma actualização das respostas inteligentes — que utilizam o contexto da conversa para oferecer respostas relevantes, reflectindo o tom e estilo de escrita do utilizador.
Há ainda uma nova funcionalidade de revisão, que efectua verificações avançadas de gramática, tom e estilo, garantido que as mensagens saem polidas antes do envio. A funcionalidade de revisão está apenas disponível para os subscritores dos planos Pro e Ultra.
O assistente que define prioridades e contactos VIP
Há ainda a nova caixa de entrada com IA, que promete “filtrar a confusão”, criando uma espécie de briefing personalizado que destaca tarefas e mantém o utilizador informado sobre o que é mais importante.
Com esta actualização, a caixa de entrada torna-se inteligente, ajudando a definir prioridades ao identificar certos contactos como “VIP”. Ou seja, com base em vários sinais — como a frequência de envio de emails, quem consta da lista de contactos e até relações inferidas através do conteúdo das mensagens — o Gmail percebe quais os contactos mais “importantes” e a quem o utilizador deve responder com prioridade.
A empresa sublinha que esta análise é realizada de forma segura, com protecções de privacidade que mantêm os dados dos utilizadores sob o seu controlo. O resultado é que os itens mais relevantes — como uma conta a pagar amanhã ou um lembrete do dentista — aparecerão no topo da caixa de entrada, poupando tempo ao utilizador.
Por enquanto, esta funcionalidade só está disponível para “testadores de confiança”, mas a Google pretende alargá-la nos próximos meses.
Para quem não quiser utilizar funcionalidades de IA no Gmail, é possível desactivá-las, embora isso implique a desactivação de outras funções inteligentes, como a verificação ortográfica. A empresa garante ainda que não utiliza conteúdos do Gmail para treinar os seus modelos de IA Gemini.

