Um novo golpe tem causado preocupação para vendedores de comida que operam via plataformas: clientes alegam problemas nas refeições recebidas a apresentam fotos modificadas por IA para conseguir o dinheiro de volta. Como as plataformas não recolhem o produto, apenas fazem o estorno, o consumidor fica com o lanche e recebe o dinheiro de volta.
A prática ser considerada crime de estelionato. Além de responder civilmente, o praticante pode ser alvo de uma ação de indenização, onde o fornecedor por alegar má fé ou fraude processual.
A situação tem causado prejuízos para os empreendedores. Segundo o advogado Thiago Freitas, especialista em direito do consumidor, algumas medidas podem ser tomadas para evitar os golpes. O profissional informa que é um direito do fornecedor não realizar a troca imediata, sendo possível solicitar, por exemplo, a devolução do produto para uma análise e posterior troca.
Outra sugestão ainda para o fornecedor é deixar arquivada a forma como o produto saiu do local, seja por foto ou vídeo, buscando evitar a situação.
O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!

