O Google está expandindo os recursos do seu aplicativo Calendário adicionando um painel com o chatbot Gemini, que é alimentado por inteligência artificial (IA). Conforme relata o TechCrunch, o novo recurso já está disponível como parte do programa Google Workspace Labs e ajudará os usuários a gerenciar rapidamente sua agenda usando apenas consultas de texto.
Fonte da imagem: Daniel Romero/Unsplash
Para usar o recurso, você precisa clicar no ícone Ask Gemini no canto superior direito da janela do Google Agenda. Depois disso, você pode selecionar a opção de consulta sugerida ou inserir a sua própria. Por exemplo, Gêmeos pode sugerir adicionar um evento ou encontrar uma reunião agendada com uma pessoa específica.
Fonte da imagem: Google
Gêmeos no calendário permite que você faça perguntas específicas, como: “Que horas está marcada a reunião com o gerente?” ou “Quantas reuniões tenho na segunda-feira?” Você também pode criar comandos que permitirão que o Gemini adicione um cronograma de treinamento para o mês seguinte.
O principal objetivo do recurso é agilizar e simplificar o processo de trabalho com o calendário, eliminando a necessidade de os usuários pesquisarem informações manualmente ou adicionarem eventos. Com recursos de IA, você pode obter rapidamente as informações necessárias e fazer alterações em sua agenda usando comandos de texto simples.
«O Google Agenda é o mais recente aplicativo do Workspace a receber um painel Gemini. Anteriormente, ele foi adicionado ao Gmail, Google Drive, Documentos, Planilhas, Apresentações e Chat. Por enquanto, a opção está em modo de teste e não se sabe quando estará disponível para um maior número de usuários.