Pular para o conteúdo

Google anuncia lento progresso na transição dos assistentes para o Gemini; saiba mais

Banner Aleatório

São Paulo, 25/12/2025 – O Google anunciou que vai estender até 2026 o processo de substituição do Google Assistente pelo Gemini em dispositivos móveis com Android.

Banner Aleatório

A decisão foi tomada após a empresa revisar o cronograma inicialmente previsto para o fim de 2025, para garantir uma transição mais estável e sem prejuízos à experiência dos usuários em escala global.

Leia também: Esses são os melhores celulares para investir no Natal

A substituição definitiva do Google Assistente pelo Gemini, anunciada em março de 2025, sofreu um ajuste de prazo. Segundo a empresa, o novo calendário busca assegurar uma migração fluida, evitando falhas de funcionamento e resistências por parte da base instalada de usuários.

Com isso, as atualizações que transformam o assistente clássico no Gemini continuarão sendo distribuídas de forma gradual ao longo de 2026.

O Google não estabeleceu uma data final para o encerramento total do Assistente tradicional, mas informou que novos detalhes serão divulgados nos próximos meses.

O que é o Google Gemini?

O Google Gemini é uma inteligência artificial (parecida com o ChatGPT), capaz de interpretar comandos e produzir respostas a partir de diferentes formatos de entrada.

A interação ocorre por meio de textos, imagens ou áudios, enviados pelo usuário dentro do chat da ferramenta.

Diferentemente de assistentes tradicionais focados em comandos pontuais, o Gemini foi desenvolvido para executar tarefas mais complexas. A ferramenta pode redigir textos, analisar informações, interpretar imagens e responder a perguntas com maior nível de contextualização.

O que é o Google Assistente?

O Google Assistente é o assistente virtual clássico da empresa, baseado em inteligência artificial e amplamente integrado a smartphones, alto-falantes inteligentes, televisores e outros eletrônicos de consumo. Seu funcionamento é baseado principalmente em comandos de voz, mas também aceita interações por texto.

O foco do Google Assistente sempre foi simplificar tarefas cotidianas, pois ele permite definir alarmes, criar lembretes, enviar mensagens, consultar previsões do tempo, gerenciar compromissos e responder perguntas gerais.

Se o seu celular é Android e está habilitado a função Google Assistente, é a famosa voz que surge após você dizer “hey Google” ou “Ok Google”.

Leia também: Entenda o mais recente projeto do governo para limitar o poder das big techs

Dois assistentes em funcionamento simultâneo

A mudança mantém, por mais tempo do que o previsto, a convivência entre os dois sistemas. Durante esse período, tanto o Google Assistente quanto o Gemini seguirão ativos nos dispositivos compatíveis.

Mesmo com a nova inteligência artificial em expansão, o comando de voz “Hey, Google” continua funcionando normalmente, acionando o Gemini nos aparelhos já atualizados.

Leia também: CNH do Brasil: aplicativo já soma 19 milhões de usuários; veja como usar

Na prática, a empresa preserva hábitos consolidados dos usuários enquanto amplia a adoção do novo assistente baseado em inteligência artificial generativa.

Leia também: Smartphone roubado? Veja como se proteger com o programa ‘Celular Seguro’

A expectativa é que, ao longo de 2026, o Gemini avance de forma mais ampla como assistente padrão no Android, marcando o encerramento gradual de uma das ferramentas mais populares da história recente do Google.

Source link

Join the conversation

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *