O Google anunciou na quinta-feira (8) a inclusão de novos recursos de IA generativa – baseados, é claro, no Gemini – no Gmail. O AI Inbox, o AI Overviews e o Proofread prometem filtrar informações e automatizar a escrita de e-mails, e recursos como Respostas Sugeridas, Ajude-me a Escrever e Visões Gerais passam a estar disponíveis na versão gratuita.
Segundo o Google, mais de 3 bilhões de pessoas usam a plataforma de e-mail do Google. Os novos recursos estão disponíveis nos EUA em inglês desde o anúncio e chegarão a outras regiões e idiomas “nos próximos meses”, diz a empresa.
Primeiro os novos recursos. O AI Inbox promete uma nova forma de visualização de interface que organiza a caixa de entrada em duas seções dinâmicas, agindo como um assistente digital. Já o AI Overviews promete melhorias na busca do Gmail, com a IA facilitando a localização rápida de informações a partir de descrições do que se está procurando na barra de pesquisa.
Leia também: Série Inovadores pelo Mundo: Fernando Brandão e a longa travessia até o computador quântico
Por último, o Proofread é um recurso de refinamento de escrita para “polir” e-mails. Supostamente, o recurso aprimora a gramática, escolha de palavras, concisão, voz e estrutura das frases.
Já os recursos que começam a ser liberados gratuitamente para os consumidores dos EUA são velhos conhecidos: o Respostas Sugeridas usa o contexto da conversa para oferecer respostas antes de enviar. O Visões Gerais com IA dá resumos que aparecem no topo de um e-mail em conversas longas ou mensagens com muitas respostas. E o Ajude-me a Escrever gera rascunhos a partir de instruções.
As novidades podem ser vistas no vídeo abaixo.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

