Pular para o conteúdo

Google apresenta IA que promete ser a mais inteligente

Banner Aleatório

Big tech combinou modelos Gemini para criar agente que sugere soluções para problemas científicos ainda sem resposta

Banner Aleatório
google
Ferramenta será liberada para acadêmicos selecionados (Imagem: Below the Sky/Shutterstock)

Compartilhe esta matéria

O Google revelou sua nova inteligência artificial (IA) que desenvolve algoritmos para aplicações matemáticas e práticas em computação. O AlphaEvolve é alimentado por modelos de linguagem grande (LLM’s, na sigla em inglês) e será usado para descoberta e otimização de algoritmos de uso geral.

O agente combina recursos criativos de resolução de problemas dos modelos Gemini com avaliadores automatizados que verificam as respostas e aprimoram ideias promissoras, segundo a big tech.

Captura de tela 2025 05 15 152014
Novo agente de IA combina modelos Gemini Flash e Gemini Pro (Imagem: Google)

A empresa diz que o AlphaEvolve aprimorou a eficiência dos data centers, do design de chips e dos processos de treinamento de IA do próprio Google na fase de testes. Além disso, ajudou a projetar algoritmos de multiplicação de matrizes mais rápido e a encontrar novas soluções para problemas matemáticos.

Google combinando tecnologias

  • Em 2023, a empresa demonstrou, pela primeira vez, como grandes modelos de linguagem podem gerar funções escritas em código de computador para ajudar a descobrir conhecimento novo e comprovadamente correto sobre um problema científico aberto;
  • Agora, segundo o Google, o AlphaEvolve pode ir além da descoberta de funções únicas para evoluir bases de código inteiras e desenvolver algoritmos muito mais complexos;
  • A tecnologia utiliza o modelo mais rápido e eficiente da empresa até agora, o Gemini Flash, que maximiza a amplitude das ideias exploradas, enquanto o modelo Gemini Pro proporciona “profundidade crítica com sugestões perspicazes”.

Leia mais:

Captura de tela 2025 05 15 152057
Lista de alterações propostas pelo AlphaEvolve para descobrir algoritmos de multiplicação de matrizes mais rápidos (Imagem: Google)

Quando teremos acesso?

O Google diz que está trabalhando para criar uma interface de usuário amigável para interações com o AlphaEvolve. A ideia é lançar um Programa de Acesso Antecipado para usuários acadêmicos selecionados que poderão explorar a ferramenta.

A empresa informa que o agente está sendo aplicado atualmente em matemática e computação, mas que sua natureza permite que seja usado na solução de qualquer problema descrito em algoritmo.

“Acreditamos que o AlphaEvolve pode ser transformador em muitas outras áreas, como ciência dos materiais, descoberta de medicamentos, sustentabilidade e aplicações tecnológicas e comerciais mais amplas”, diz o comunicado.

Bruna Barone

Colaboração para o Olhar Digital

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero

Rodrigo Mozelli

Rodrigo Mozelli é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e, atualmente, é redator do Olhar Digital.

Source link

Join the conversation

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *