O Google GOOG, da Alphabet, lançou na quarta-feira dois novos modelos de IA adaptados para aplicações de robótica com base em seu modelo Gemini 2.0, buscando atender à indústria de robótica em rápido crescimento.
O campo da robótica fez grandes avanços nos últimos anos com avanços crescentes em IA e modelos aprimorados, acelerando a comercialização de robôs principalmente em ambientes industriais, de acordo com especialistas do setor.
O lançamento do Google ocorre um mês após a saída da startup de robótica Figure AI (link) seu acordo de colaboração com a OpenAI, fabricante do ChatGPT, após fazer um avanço interno em IA para robôs.
O Gemini Robotics, da gigante dos mecanismos de busca, é um modelo avançado de visão-linguagem-ação que terá ações físicas como forma de fornecer resultados.
O segundo modelo, chamado Gemini Robotics-ER, permitirá que um robô tenha uma compreensão avançada do espaço ao seu redor e permitirá que os desenvolvedores executem seus próprios programas usando as habilidades de raciocínio oferecidas pelo Gemini 2.0.
O Google disse que seus modelos são projetados para robôs de todos os formatos, incluindo humanoides e outros tipos usados em fábricas e armazéns.
Usar modelos de IA focados em robótica desenvolvidos por empresas como Google e OpenAI pode ajudar startups com dificuldades financeiras a reduzir custos de desenvolvimento e aumentar a velocidade com que podem levar seus produtos ao mercado.
O Google disse que testou o modelo Gemini Robotics em dados de sua plataforma de robótica de dois braços, ALOHA 2, mas pode ser especializado para casos de uso complexos, como o robô Apollo da Apptronik.
Apptronik levantou (link) US$ 350 milhões em uma rodada de financiamento no mês passado liderada pela B Capital e Capital Factory, com participação do Google para escalar a produção de robôs humanoides com tecnologia de IA.
O Google comprou a pioneira em robótica Boston Dynamics em 2013 e vendeu a empresa (link), conhecida por seus robôs humanoides e semelhantes a cães, para a SoftBank Group cerca de quatro anos depois.