O Google criou uma nova função ao Gemini que passa a oferecer uma solução direta para identificar se uma imagem foi criada por Inteligência Artificial, tornando o processo mais acessível aos usuários.
Segundo o Blog do Google, o usuário pode enviar uma imagem ao aplicativo e solicitar a verificação. A ferramenta utiliza a tecnologia SynthID, desenvolvida pela Google DeepMind.
Leia mais: Canal fake criado com o Sora 2 atraiu mais de 20 mil visualizações no YouTube.
O recurso aplica marcas d’água digitais invisíveis em imagens, textos, áudios e vídeos gerados pelas ferramentas de IA da empresa. Essas assinaturas não podem ser vistas a olho nu, mas são detectáveis por softwares específicos.
O aplicativo permite que o usuário faça upload de uma imagem e pergunte se ela foi criada pela IA da empresa. A expansão do recurso para áudios e vídeos está prevista para as próximas atualizações.
A marca-d’água visível conhecida como brilho do aplicativo continuará presente nas imagens geradas pelos planos gratuitos e pelo Google AI Pro. Já no plano Google AI Ultra, destinado a uso profissional, o recurso será removido para manter a limpeza visual.
Leia mais: Por que o Google pode não cumprir sua promessa de zerar carbono até 2030?
Você pode se interessar também:
A empresa afirma que mantém investimentos contínuos em ferramentas de contexto e verificação para ajudar usuários a identificar quando um conteúdo foi criado ou editado por IA. O objetivo é oferecer mecanismos simples, integrados ao próprio aplicativo, para conferir a origem do material analisado.
O usuário pode utilizar o aplicativo para verificar rapidamente se uma imagem foi produzida por Inteligência Artificial, aproveitando os recursos avançados de marcação digital incorporados ao Gemini do Google.

