Pular para o conteúdo

Google ativa ferramenta que revela se uma imagem foi criada por IA; veja como usar

Banner Aleatório

Guynever Maropo

1 minutos de leitura

O Google criou uma nova função ao Gemini que passa a oferecer uma solução direta para identificar se uma imagem foi criada por Inteligência Artificial, tornando o processo mais acessível aos usuários.

Banner Aleatório

Segundo o Blog do Google, o usuário pode enviar uma imagem ao aplicativo e solicitar a verificação. A ferramenta utiliza a tecnologia SynthID, desenvolvida pela Google DeepMind.

Leia mais: Canal fake criado com o Sora 2 atraiu mais de 20 mil visualizações no YouTube.

O recurso aplica marcas d’água digitais invisíveis em imagens, textos, áudios e vídeos gerados pelas ferramentas de IA da empresa. Essas assinaturas não podem ser vistas a olho nu, mas são detectáveis por softwares específicos.

O aplicativo permite que o usuário faça upload de uma imagem e pergunte se ela foi criada pela IA da empresa. A expansão do recurso para áudios e vídeos está prevista para as próximas atualizações.

A marca-d’água visível conhecida como brilho do aplicativo continuará presente nas imagens geradas pelos planos gratuitos e pelo Google AI Pro. Já no plano Google AI Ultra, destinado a uso profissional, o recurso será removido para manter a limpeza visual.

Leia mais: Por que o Google pode não cumprir sua promessa de zerar carbono até 2030?

Você pode se interessar também:

A empresa afirma que mantém investimentos contínuos em ferramentas de contexto e verificação para ajudar usuários a identificar quando um conteúdo foi criado ou editado por IA. O objetivo é oferecer mecanismos simples, integrados ao próprio aplicativo, para conferir a origem do material analisado.

O usuário pode utilizar o aplicativo para verificar rapidamente se uma imagem foi produzida por Inteligência Artificial, aproveitando os recursos avançados de marcação digital incorporados ao Gemini do Google.


SOBRE A AUTORA

Jornalista, pós-graduando em Marketing Digital, com experiência em jornalismo digital e impresso, além de produção e captação de conte… saiba mais


Source link

Join the conversation

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *