Google continua direcionando publicidade para adolescentes, dizem clientes

O Google foi pego em flagrante direcionando publicidade para adolescentes, mesmo com as regras que proíbem a prática desde 2021. Representantes de vendas da empresa continuam instruindo clientes sobre como alcançar esse público, reportou o site Adweek.

Três anunciantes não identificados relataram que representantes de vendas do Google sugeriram métodos para alcançar adolescentes com publicidade. A alternativa, assim como descoberto pelo Financial Times, é mirar o conteúdo para os usuários desconhecidos, cujos dados demográficos não foram coletados pela gigante.

A reportagem do Adweek afirma ter acessado documentos sobre essas recomendações.

Consumidores relatam que representantes de vendas do Google forneciam caminhos para direcionar publicidade para menores de idade.Consumidores relatam que representantes de vendas do Google forneciam caminhos para direcionar publicidade para menores de idade.Fonte:  GettyImages 

Os clientes alegam que os representantes sugeriram direcionar conteúdo para os “usuários desconhecidos” no YouTube, já que o grupo contém adolescentes. Em outro caso, o Google também disse que há adolescentes de 16 anos com rendimento que podem ser expostos à publicidade.

Os relatos do direcionamento de publicidade para menores pode chamar a atenção de autoridades no mundo inteiro. Países que mantêm legislações contra o direcionamento de publicidade para esse público pode acionar investigações sobre a ferramenta do Google.

Resposta do Google

O Google negou as acusações e reforça que a empresa mantém uma rigorosa política contra a personalização de publicidade para menores de 18 anos. “Nossas políticas são reforçadas com proteções técnicas, que continuam funcionando normalmente”, reforçou um porta-voz.

Além disso, o porta-voz menciona que a empresa toma medidas contra representantes de vendas que tentam contornar essas proibições.

Um porta-voz do Google reforça que o grupo de “usuários desconhecidos” também pode conter o público que desabilita a personalização de publicidade ou não estão logados em contas Google.

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