- A partir de agora, os nomes “Gemini Pro” e “Gemini Ultra” deixam de existir.
- A empresa optou por usar apenas “Gemini” para se referir ao seu assistente de IA, independentemente da versão ou nível de acesso.
- Agora, ele passa a se chamar apenas “NotebookLM”, mas segue disponível nas versões Pro e Ultra, assim como o Gemini.
O Google está promovendo uma mudança importante na forma como apresenta seus serviços de inteligência artificial.
A partir de agora, os nomes “Gemini Pro” e “Gemini Ultra” deixam de existir. A empresa optou por usar apenas “Gemini” para se referir ao seu assistente de IA, independentemente da versão ou nível de acesso.
Essa decisão foi confirmada pelo site 9to5Google e já vinha sendo sinalizada desde o Google I/O 2025, quando a marca “Gemini Advanced” também foi descontinuada.
✨ Curtiu este conteúdo?
O GDiscovery está aqui todos os dias trazendo informações confiáveis e independentes sobre o universo Google – e isso só é possível com o apoio de pessoas como você. 🙌
Com apenas R$ 5 por mês, você ajuda a manter este trabalho no ar e leva informação de qualidade para ainda mais gente!
A proposta é tornar tudo mais simples e direto, sem gerar confusão sobre diferentes versões do produto.
Na prática, o assistente Gemini continua oferecendo três opções de acesso: gratuito, Pro e Ultra.
Quem já utiliza o serviço deve começar a perceber essa mudança nos aplicativos e plataformas vinculadas. Caso ainda não tenha aparecido, a atualização deve ser liberada em breve.
Seguindo essa mesma linha de simplificação, o Google também decidiu remover o “Plus” do nome NotebookLM. Agora, ele passa a se chamar apenas “NotebookLM”, mas segue disponível nas versões Pro e Ultra, assim como o Gemini.