- O Google começou a liberar uma nova funcionalidade no Gemini que permite ao assistente com inteligência artificial interagir diretamente com aplicativos populares do Android, como Mensagens, WhatsApp, Utilitários e Telefone.
- A novidade começou a ser ativada no dia 7 de julho de 2025 e está sendo implementada gradualmente nos dispositivos, mesmo que o recurso “Atividade de apps do Gemini” esteja desativado nas configurações do usuário.
- Segundo o Google, essa integração foi pensada para “tornar a experiência com o assistente mais prática e eficiente, permitindo que ele envie mensagens, realize chamadas, defina alarmes e muito mais”.
O Google começou a liberar uma nova funcionalidade no Gemini que permite ao assistente com inteligência artificial interagir diretamente com aplicativos populares do Android, como Mensagens, WhatsApp, Utilitários e Telefone.
A novidade começou a ser ativada no dia 7 de julho de 2025 e está sendo implementada gradualmente nos dispositivos, mesmo que o recurso “Atividade de apps do Gemini” esteja desativado nas configurações do usuário.
Segundo o Google, essa integração foi pensada para “tornar a experiência com o assistente mais prática e eficiente, permitindo que ele envie mensagens, realize chamadas, defina alarmes e muito mais”.
No entanto, a mudança está sendo aplicada automaticamente, sem a necessidade de autorização direta do usuário. O que tem gerado preocupações em relação à privacidade, especialmente porque o Gemini pode armazenar os dados dessas interações por até 72 horas.
Empresas voltadas à segurança digital, como o serviço de e-mail criptografado Tuta, demonstraram preocupação com a mudança.
Para eles, o fato do Gemini continuar acessando informações mesmo com a atividade desativada evidencia a necessidade de mais transparência por parte das big techs.
Segundo a Tuta, os usuários devem ser informados de forma clara e objetiva sobre como essas integrações funcionam e o que está sendo compartilhado.
Para quem deseja desativar esse comportamento, o próprio Google indica que é possível acessar as configurações dos aplicativos no Android e desligar manualmente o recurso.
Também existe a opção de desinstalar completamente o Gemini, caso não tenha o menor interesse na IA do Google.
✨ Curtiu este conteúdo?
O GDiscovery está aqui todos os dias trazendo informações confiáveis e independentes sobre o universo Google – e isso só é possível com o apoio de pessoas como você. 🙌
Com apenas R$ 5 por mês, você ajuda a manter este trabalho no ar e leva informação de qualidade para ainda mais gente!