O Google apresentou uma nova função da inteligência artificial Gemini que possibilita uma conversa em tempo real com o smartphone. Na prática, o Gemini Live deve repetir a ferramenta de voz do ChatGPT. A ideia é proporcionar um bate-papo fluido entre o ser humano e a máquina.
Inicialmente, o Gemini Live está disponível em inglês nos telefones com sistema Android. É necessário ser assinante do Google One Advanced com IA para utilizar a ferramenta. A empresa disse que ele será incorporado ao iPhone (iOS) e disponibilizado em mais idiomas nas “próximas semanas”. Nós ainda não temos a confirmação de que o Gemini Live irá rodar em português. A empresa declarou ao Tecnoblog que “não temos nada a anunciar para o Brasil neste momento”.
Uma executiva do Google demonstrou o Gemini Live durante o evento Made by Google, realizado pela empresa em Nova York na tarde de hoje. Ao abrir a função pela primeira vez, a interface do Gemini Live oferece diversas opções de vozes, que vão desde as mais agudas até as mais graves.
O bate-papo foi realizado ao vivo, de acordo com o Google. A executiva pediu sugestões para um experimento científico com crianças, fez ponderações diante das falas da usuária e ainda apresentou algumas opções criativas de nomes. As respostas surgem em questão de segundas, de modo a não parecerem demorar demais.
O gigante das buscas explicou que o Gemini no Android terá acesso a mais informações do usuário, de modo a realizar tarefas mais complexas. A inteligência artificial saberá o que está na tela, mecanismo similar ao apresentado pela Apple na última WWDC, quando foi revelada a Apple Intelligence.
De acordo com o Google, a ferramenta se conectará aos seguintes apps e funções do telefone:
- Keep
- Tasks
- YouTube Music
- Agenda
- Alarmes
- Lanterna
- Volume
- Wi-Fi
“Por exemplo, ele pode ajudar com tarefas como organizar o jantar para aquele dia ou pedir que seja um menu vegetariano e depois adicionar os ingredientes à lista de compras”, explica a empresa.
Transcrição de conversas
As chamadas telefônicas ganham uma função especial por meio das transcrições. Depois de ativada, a inteligência artificial escuta todas as conversas, escreve transcrições do que foi dito e ainda produz um resumo.
O Google diz que os papos ao telefone são analisados no próprio dispositivo, sem recorrer à nuvem, de maneira segura e privativa.