O Google desenvolve cada vez mais o Gemini para torná-lo parte das rotinas dos seus usuários. Nesse sentido, a novidade é que a inteligência artificial da empresa está recebendo os recursos do Project Ara, demonstrado durante a MWC 2025 para compartilhamento de tela.
Conforme noticiado Android Authority, um usuário do Reddit chamado Kien_PS já recebeu essas novas funcionalidades e publicou um vídeo demonstrando como elas operam na prática. No caso, pode-se perceber que as funções impulsionam as habilidades da IA de entender o contexto quando questionada.
A demonstração gravada pelo usuário mostra ele fazendo perguntas sobre o que vê na tela e o Gemini respondendo após um breve período analisando o conteúdo e o questionamento feito. No caso, um detalhe interessante é que a tecnologia “congela” a tela por um momento para poder realizar as análises e fornecer as respostas.
O Gemini Live também está recebendo capacidades de análise em vídeos, mas essas funcionalidades não puderam ser gravadas para demonstrar como funcionam. Em geral, espera-se que esses novos recursos sejam disponibilizados na versão estável da modalidade Advanced da IA.
Em outras palavras, isso quer dizer que apenas os usuários que forem assinantes do serviço poderão ter acesso às novas funcionalidades distribuídas pelo Google para a sua IA. Inclusive, a companhia já está liberando essas novidades para o seu público, o que também inclui a possibilidade da IA de responder questões em tempo real sobre o que a câmera do celular captura.
Vale destacar também que o navegador da Samsung terá integração com o Gemini em breve e, recentemente, um dos recursos lançados foi a possibilidade de criar podcasts por IA.