O Google anunciou nesta segunda-feira, 12, durante a conferência anual da National Retail Federation (NRF) em Nova York, um conjunto abrangente de inovações projetadas para acelerar a adoção da IA no varejo e consolidar a era do “Agentic Commerce”.
As novidades são lideradas por dois grandes lançamentos: o Google Cloud apresentou o Gemini Enterprise for Customer Experience (CX), uma solução que unifica as experiências de compra e atendimento ao cliente em uma única interface agêntica, enquanto a divisão de Google Ads & Commerce revelou o Universal Commerce Protocol (UCP) e o novo Business Agent, ferramentas que permitem transações fluidas e interações diretas entre marcas e consumidores diretamente na Busca e em superfícies de IA.
Ambos os anúncios refletem a estratégia do Google de evoluir as interações digitais de simples trocas de informações para a resolução ativa de problemas. No Google Cloud, o Gemini Enterprise for CX permite que varejistas implementem agentes virtuais capazes de gerenciar todo o ciclo de vida do cliente — da descoberta de um produto ao pós-venda. Diferente dos chatbots tradicionais, esses agentes utilizam raciocínio complexo e capacidades multimodais para agir como um “concierge digital” proativo, capaz de personalizar ofertas e executar tarefas consentidas, como construir carrinhos de compra a partir de uma foto ou resolver problemas de entrega autonomamente.
“Com o Gemini Enterprise for Customer Experience, estamos indo além dos chatbots estáticos. Estamos combinando o melhor da infraestrutura de IA do Google Cloud com a inteligência institucional de cada empresa para criar uma jornada de varejo verdadeiramente agêntica. Ao preencher a lacuna entre vendas e atendimento, permitimos que as marcas ofereçam experiências premium e personalizadas — desde a descoberta inicial até o suporte pós-compra — gerando o tipo de satisfação do cliente que constrói lealdade a longo prazo.”, destaca Milena Leal, Country Manager do Google Cloud Brasil.
Simultaneamente, para democratizar o acesso a esse futuro agêntico, o Google Ads lançou o Universal Commerce Protocol (UCP), um novo padrão aberto co-desenvolvido com líderes da indústria como Shopify e Target. O UCP cria uma linguagem comum para que agentes de IA operem através de diferentes superfícies de consumo e sistemas de pagamento. Isso habilita novos recursos como o checkout direto em “AI Mode” na Busca e no app do Gemini. Além disso, a empresa introduziu o Business Agent, que atua como um associado de vendas virtual da marca na Busca, e as “Ofertas instantâneas”, que permitem aos anunciantes apresentarem descontos exclusivos para compradores prontos para fechar negócio.
“O Agentic Commerce está evoluindo de um conceito para uma realidade em que a IA completa tarefas em nome das pessoas. Acreditamos em um futuro aberto e colaborativo, e é por isso que lançamos o UCP e novas ferramentas como o Business Agent. Queremos garantir que varejistas de todos os tamanhos tenham a tecnologia necessária para conectar-se com a próxima geração de compradores, oferecendo valor e conveniência no exato momento da descoberta.”, ressalta Nathália Camargo, Diretora de Commerce do Google.


