Liberada nesta semana pelo Google, uma nova função do Gemini Advanced – modelo pago da IA da plataforma de buscas – permite que os usuários transformem prompts de texto em vídeos de até oito segundos.
Gerados em alta resolução, os vídeos contam com realismo cinematográfico, estilo e conteúdo completamente personalizável pelo comando enviado pelo usuário.
Com detalhes visuais refinados, a geração acontece por meio do Veo 2. A opção está disponível no menu suspenso de modelos no Gemini Advanced.
O vídeo gerado é entregue ao usuário como um arquivo MP4, no formato paisagem 16:9 e com uma resolução de 720p.
De acordo com o Google, existe uma limitação de quantos vídeos podem ser gerados mensalmente. No entanto, a empresa não detalhou o número.
Para realizar a geração do vídeo, é preciso que o usuário descreva a cena que pretende criar. Assim como em outras ferramentas de IA, quanto mais detalhado for o comando, maior a precisão de entrega da inteligência artificial.
Além do Veo 2, os usuários que contam com a assinatura do Google One AI Premium – que custa R$ 96,99 por mês, também poderão começar a usar o Whisk Animate.
O recurso, que já permitia a criação de produções visuais usando prompts de texto e imagem, pode ser integrado ao Veo 2, o que possibilita a transformação do material criado no Whisk em vídeos de oito segundos.
Para garantir a segurança dos usuários, todos os vídeos gerados pelo Veo 2 são marcados com SynthID, uma marca d’água digital incorporada em cada quadro e que indica o uso de IA para a criação dos vídeos.