Pular para o conteúdo

Google sacudindo o mercado: OpenAI aciona botão vermelho

Banner Aleatório

Banner Aleatório

Tudo isso aconteceu há apenas três anos. De lá para cá, o mercado de tecnologia entrou em um ritmo alucinado. O estado de FOMO (do inglês, medo de ficar de fora) tomou conta de todo mundo, e a IA virou a obsessão de todas as empresas de tecnologia, especialmente do Google.

O buscador passou por uma mudança significativa com a chegada do AI Overview e a empresa seguiu na luta para se posicionar como a líder no desenvolvimento da IA. O lançamento do seu novo modelo é o marco de que a estratégia pode ter dado certo.

O Gemini 3 não apenas representa um avanço técnico ao ultrapassar o ChatGPT em diferentes avaliações de desempenho, como vem ganhando tração na adoção. Em poucos meses saltou de 450 milhões para 650 milhões de usuários mensais, cada vez mais perto dos cerca de 800 milhões de usuários semanais do ChatGPT.

Essa chacoalhada no mercado deu um susto na OpenAI. Desde o lançamento do ChatGPT, a empresa liderada por Sam Altman foi o farol no progresso de IA.

Era para onde o mercado olhava para tentar decifrar qual seria a próxima fronteira da tecnologia. Mas essa posição privilegiada se desfez, não somente com o avanço do Google, mas também com a chegada de modelos chineses de código-aberto.

Esse é um dos motivos de Sam Altman ter declarado “código vermelho” em um memorando enviado aos funcionários nesta semana, conforme noticiado pelo Wall Street Journal.



Source link

Join the conversation

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *