
Com o intuito de continuar com os seus ganhos atuais mesmo em um hipotético futuro incerto, Google testa inclusão de anúncios em chatbots e tenta se adaptar para a nova era das máquinas impulsionadas por inteligência artificial (IA).
Com o intuito de se preparar para todos os cenários possíveis, Google testa inclusão de anúncios em chatbots desde 2024. Os resultados não foram compartilhados publicamente, mas tudo indica serem promissores.
Contextualizando a situação, a gigante da tecnologia faturou mais de US$ 50 bilhões com anúncios em buscas, segundo seus últimos resultados trimestrais.
Preparando-se para um futuro no qual ferramentas de IA se tornem a principal forma de buscar informações, o Google está testando novas formas de anúncios — que ainda não estão sendo implementadas no Gemini, o seu próprio assistente.
De acordo com um relatório compartilhado pelo veículo midiático internacional Bloomberg, a companhia iniciou ainda em 2024 um plano para adaptar o AdSense, o seu sistema de publicidade, às experiências encontradas nos chatbots.
Normalmente, anúncios do AdSense aparecem em buscas e sites parceiros; contudo, a partir do ano passado, testes restritos a startups de IA foram realizados, incluindo apps de buscas como o Liner e o iAsk.


Leia mais
Apesar de os resultados não terem sido divulgados abertamente, tudo indica que foram positivos, porque a multinacional está permitindo que mais desenvolvedores de chatbots integrem o seu sistema de publicidade.
“O AdSense para Buscas está disponível para sites que desejam exibir anúncios relevantes em suas experiências de IA conversacional”, destacou um porta-voz do Google.
Caso esse cenário hipotético no qual os usuários migrem em massa para chatbots em busca de informações se concretize, o Google estaria pronto para trabalhar nessa nova realidade, sustentando os seus lucros com a expansão do AdSense.
Até o momento da publicação desta matéria, o Gemini e a Busca por IA da empresa não exibem as propagandas, porém, tudo indica que isso pode mudar em breve e, logo mais, a experiência gratuita e sem anúncios será somente uma lembrança do passado.
O Google I/O, evento marcado para este mês, pode trazer esclarecimentos adicionais sobre a monetização do Gemini. Enquanto esse futuro projetado pela gigante da tecnologia não chega, os profissionais estão preparando o terreno para o que pode ser o novo normal.
Será mesmo que a era dos chatbots gratuitos e sem anúncios chegará ao fim? Só o tempo dirá. E aí? O que achou das informações? Compartilhe o seu ponto de vista nesta publicação e continue acompanhando o Mundo Conectado!
Fonte: arstechnica


Participe do grupo de ofertas do Mundo Conectado
Confira as principais ofertas de Smartphones, TVs e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.