O Google compartilhou mais detalhes sobre como combaterá avaliações falsas em seu serviço de mapeamento Google Maps em 2024. A empresa usou tecnologia alimentada por IA para identificar melhor “empresas que estão tentando enganar o sistema comprando avaliações falsas de cinco estrelas de pessoas que nem sequer visitaram seus estabelecimentos”.
Fonte da imagem: 9to5google.com
Por exemplo, o Google agora tem a capacidade de “analisar avaliações com mais frequência para identificar novos casos de abuso, mesmo meses após terem sido publicadas”. Nos EUA, Reino Unido e Índia, o Google Maps agora exibe um aviso indicando que “avaliações suspeitas de cinco estrelas foram removidas recentemente”. No total, no ano passado, o Google “impôs restrições a postagens de mais de 900.000 contas que violaram repetidamente as regras”.
No mês que vem, avisos sobre avaliações potencialmente falsas começarão a aparecer no Google Maps em todo o mundo. Além disso, um algoritmo especial baseado no modelo Gemini AI identificará edições potencialmente suspeitas nos perfis de usuários do serviço. Note-se que o Gemini precisa apenas de algumas amostras para começar a procurar avaliações suspeitas em muitas categorias de negócios e idiomas.
O relatório do Google diz que, desde o início de 2024, algoritmos especiais ajudaram a bloquear ou remover mais de 240 milhões de avaliações que violam as regras do Google Maps. Notavelmente, a grande maioria dessas avaliações foi removida antes que pudessem ser vistas pelos usuários da plataforma. Um sistema avançado de detecção bloqueou ou removeu mais de 70 milhões de edições em descrições de lugares que violavam as regras do serviço. Também removeu ou bloqueou “mais de 12 milhões de perfis comerciais falsos”.