O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, fez um alerta, nesta terça-feira (27.08), com orientações contra um novo golpe aplicado a beneficiários do Programa Bolsa Família.
As famílias relatam o recebimento de um SMS (mensagem de texto por celular) sugerindo o acesso a um link malicioso, ou seja, feito para realizar ataques com vírus ou golpes. Em situações como essas, a partir do momento em que o usuário clica no link suspeito, acaba tornando suas informações e acessos expostos a possíveis criminosos (phishing).
Neste caso, permitindo o acesso às contas bancárias onde as famílias recebem seus benefícios do Bolsa Família, comumente acessado pelo aplicativo Caixa TEM, possibilitando a retirada indevida dos valores disponíveis na conta, incluindo aqueles transferidos pelo Programa.
“O Ministério do Desenvolvimento Social não trabalha com SMS, com mensagem de texto, e muito menos orientando para clicar no link. A comunicação é feita por meio da conta, do extrato, ali diretamente para o usuário com segurança, ou por meio da nossa rede SUAS”, explicou Dias.
A Pasta reforça que os canais exclusivos de comunicação com as famílias são as mensagens nos extratos bancários e no aplicativo do Bolsa Família. O Programa tampouco realiza ligações telefônicas de qualquer tipo.
O titular do MDS também trouxe esclarecimentos para famílias que sofreram o golpe. “A orientação é procurar a Caixa Econômica, registrar um boletim de ocorrência. Com análise do caso, é possível haver ressarcimento, se comprovada uma falha no sistema”, contou.
Confira informe oficial do MDS sobre assunto aqui
Assessoria de Comunicação – MDS
FAQ:
1. Como posso identificar um possível golpe relacionado ao Programa Bolsa Família?
Resposta: Fique atento a mensagens de SMS sugerindo acesso a links suspeitos e evite clicar neles. O Ministério do Desenvolvimento Social não trabalha com SMS para comunicação com beneficiários.
2. Quais são os canais oficiais de comunicação do Programa Bolsa Família com as famílias?
Resposta: As comunicações oficiais são feitas através de mensagens nos extratos bancários e no aplicativo do Bolsa Família. O Programa não realiza ligações telefônicas.
3. O que devo fazer se acredito ter sido vítima desse golpe no Programa Bolsa Família?
Resposta: A orientação é procurar a Caixa Econômica, registrar um boletim de ocorrência e, se comprovada a falha, é possível haver ressarcimento.
4. O que o ministro Wellington Dias alertou em relação a esse golpe?
Resposta: O ministro alertou para o cuidado com mensagens de SMS suspeitas e reforçou que a comunicação oficial do Programa Bolsa Família não é feita por esse meio.
5. Onde posso encontrar o informe oficial do Ministério do Desenvolvimento Social sobre esse assunto?
Resposta: O informe oficial do MDS sobre o golpe aplicado a beneficiários do Programa Bolsa Família pode ser encontrado no link disponibilizado no conteúdo original.