Os moradores do Chile com mais de 55 anos receberam um novo direito garantido por lei. O IPS (Instituto de Segurança Social) do país da América Latina anunciou a abertura do programa de Pensão de Viúva, um benefício financeiro vitalício destinado a pessoas com mais de 55 anos que perderam o cônjuge e estavam inscritos no antigo SSS (Serviço de Segurança Social).
O valor da pensão varia entre 50% e 60% da pensão base que o falecido recebia, dependendo se a viúva ou viúvo tem filhos. Com base na PGU (Pensão Garantida Universal), os benefícios mensais podem chegar a R$ 600 mil.
Para ter acesso a essa pensão, é necessário atender a critérios específicos estabelecidos pelo IPS.
Requisitos para acessar a Pensão de Viúva:
Os interessados devem cumprir os seguintes critérios:
- Ter casado pelo menos seis meses antes da data do falecimento do cônjuge ou do pensionista por invalidez parcial; ou pelo menos três anos antes, no caso de pensionistas por velhice ou invalidez absoluta. Os prazos não se aplicam se houver filhos menores, se a viúva estiver grávida ou se o falecido tiver morrido em decorrência de um acidente comum.
- O cônjuge falecido deve ter registrado pelo menos 401 semanas de contribuições.
- A causa da morte do cônjuge não deve ser um acidente de trabalho ou doença profissional.
Como acessar à Pensão de Viúva
Para solicitar o benefício, os interessados devem acessar o site ChileAtiende, ir à seção “Solicitar pensão”, inserir seu RUN e selecionar “Entrar” através do IPS Online. Em seguida, escolha a opção “Pensão de Viúva” e faça login com sua ClaveÚnica. É necessário preencher as informações solicitadas para concluir o processo.