O governo de Rondônia firmou um contrato para a locação de dois aviões Air Tractor, cada um com capacidade para 2 mil litros de água e suporte para quatro lançamentos por hora em uma distância de até 80 quilômetros, para o combate aos incêndios florestais. As novas aeronaves serão fundamentais no combate efetivo às chamas que têm assolado diversas regiões do estado.
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Rondônia (CBMRO) se reuniu na sexta-feira (27) com a Secretaria de Desenvolvimento Ambiental (Sedam) para identificar as áreas mais afetadas pelos focos de incêndio e que apresentem técnicas de evacuação e terreno operacional (Teto). A partir dessa análise, os voos de combate aos incêndios florestais serão iniciados imediatamente.
Além dos aviões, o Corpo de Bombeiros Militar está em busca da contratação de helicópteros para complementar as ações de combate com o Bambi Bucket, especialmente em locais de difícil acesso, onde os aviões de asa fixa não conseguem operar e onde a via terrestre não oferece possibilidade de combate eficaz.
Reforço aéreo
Com um total de 800 horas contratadas para operações aéreas, a expectativa é que, com os novos reforços, as ações de combate ajudem a mitigar os danos causados pelos incêndios florestais criminosos em Rondônia.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão para o fim da estiagem no estado será, possivelmente, no mês de outubro. No sudoeste dos estados do Amazonas e Pará, bem como no Norte de Rondônia, a precipitação também será ligeiramente acima da média.
Com a iniciativa, o governo de Rondônia reafirma seu compromisso em proteger a população e o meio ambiente e continuará empenhado, em parceria com diversas instituições, para enfrentar os desafios impostos pelas queimadas.
Leia mais: