Pular para o conteúdo

Governo de Sergipe

Banner Aleatório

Secretaria de Estado da Administração amplia em 22,5% as vagas em cursos ofertados pela Escola de Governo de Sergipe em 2025

Banner Aleatório

Braço de formação e capacitação de pessoal do Governo de Sergipe, o órgão encerra o ano com 5,1 mil servidores capacitados em cursos e atividades formativas

Em 2025, a Secretaria de Estado da Administração (Sead) ampliou em 22,5%, em relação a 2024, o número de vagas em cursos e atividades de capacitação ofertados pela Escola de Governo de Sergipe, totalizando 5.115 servidores capacitados. Criada como braço de formação e capacitação de pessoal do Governo do Estado, a unidade vinculada à Sead abriu vagas, de janeiro a dezembro deste ano, em 66 cursos de capacitação, além de promover palestras, encontros, rodas de conversa e seminários formativos.

De especializações a mestrado, de línguas estrangeiras a MBA Executivo para a alta gestão, a Escola de Governo não apenas ampliou, mas também inovou na oferta de cursos de capacitação para os servidores estaduais ao longo deste ano. A secretária de Estado da Administração, Lucivanda Nunes, explica que a expansão das atividades da Escola de Governo está inserida no Planejamento Estratégico da gestão estadual.

“Somente na área de pós-graduação, nesses três anos de gestão do governador Fábio Mitidieri, já são quase 500 servidores estaduais matriculados, que já concluíram ou estão cursando cursos de mestrado e de especialização em diversas áreas. E, neste ano, como forma de coroar esse trabalho, ofertamos o MBA Executivo em Administração Pública, um curso voltado para a alta gestão”, destaca.

Para isso, ressalta Lucivanda, a Escola de Governo estabeleceu parcerias com diversas instituições de ensino superior, como a Universidade Tiradentes, a Faculdade de Direito 8 de Julho e a Fundação Getulio Vargas (FGV). “Esse é um trabalho que busca capacitar os servidores de forma integral, para que possamos qualificar cada vez mais os serviços ofertados pelo Governo do Estado ao cidadão”, afirma.

Conforme detalhado pelo diretor-geral da Escola de Governo de Sergipe, Wellington Mangueira, a gestão estadual já ofertou, por meio da Escola de Governo, cerca de dez cursos de pós-graduação aos servidores estaduais, em áreas como direitos humanos, gestão de pessoas, direito público, controle interno e gestão de excelência em desenvolvimento sustentável. Com isso, a gestão fortalece o compromisso com a qualificação técnica e a excelência na gestão pública.

“Nos últimos três anos, já são mais de 200 cursos de capacitação realizados, com mais de 11 mil vagas ofertadas em diversas áreas do conhecimento. Esse trabalho reflete o esforço conjunto de toda a equipe da Escola de Governo, das secretarias parceiras e das instituições de ensino que têm caminhado conosco. Mas, acima de tudo, reflete o empenho e o compromisso dos servidores que buscam aprimoramento constante, movidos pelo propósito de prestar um serviço público mais eficiente, ético e humano”, pontua.

Como parte das ações estratégicas para capacitação de servidores, o Governo de Sergipe apresentou, no último mês de outubro deste ano, a Política de Desenvolvimento de Lideranças do Estado, um compromisso do governo para fortalecer quem conduz a gestão pública. Por meio do Programa Lidera Mais Sergipe, todas as formações, capacitações e jornadas de liderança passarão a ser organizadas pela Escola de Governo, garantindo que secretários, gestores, coordenadores e chefias tenham acesso a trilhas de aprendizagem alinhadas com seu nível de atuação.

Serviço público de qualidade

A ampliação quantitativa da oferta de vagas em cursos de capacitação da Escola de Governo se converte em melhoria qualitativa dos serviços públicos estaduais prestados diariamente ao cidadão, objetivo prioritário da atual gestão do Governo de Sergipe. Com servidores públicos qualificados, a gestão estadual aprimora o atendimento à população. Coordenadora administrativa da Fundação Renascer, Ana Bárbara Correa está entre as centenas de servidores capacitados pela Escola de Governo ao longo deste ano.

Servidora pública há 16 anos, Ana foi contemplada com uma vaga na especialização em Direitos Humanos, um dos vários cursos de pós-graduação ofertados pela Escola de Governo em 2025. Para ela, essa formação amplia sua compreensão sobre o papel do Estado na promoção e garantia de direitos. “Estou muito satisfeita com essa oportunidade oferecida pelo Governo de Sergipe, que representa uma importante valorização do servidor público”, reconhece.

A servidora do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) Danielle Costa está cursando língua francesa em uma escola de idiomas da capital sergipana, em uma turma aberta pela Escola de Governo para capacitar os servidores estaduais. “Essa iniciativa reforça o compromisso do Governo de Sergipe com a valorização e o desenvolvimento dos servidores públicos, investindo no conhecimento como ferramenta de crescimento pessoal e profissional”, afirma.

Perito criminal da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), Pedro Espíndola Neto foi contemplado com uma vaga no curso de especialização em Direitos Humanos. para ele, essa política de capacitação do Governo de Sergipe representa uma relação “ganha-ganha entre o servidor, o Estado e a sociedade”. “Essa iniciativa demonstra o compromisso do Estado, por meio da Escola de Governo, de aperfeiçoar seus servidores, sem impor limites ao conhecimento ou ao investimento na formação”, avalia.

Novidades

Para 2026, destaca a diretora de Ensino da Escola de Governo, Vanessa Horácio, a Sead prepara novidades quanto à oferta de vagas em cursos de capacitação. Por meio de novas parcerias com instituições de ensino, a Escola de Governo, que já oferta cursos de língua inglesa e francesa, abrirá vagas em curso de língua espanhola. “Além disso, no próximo ano, diversificaremos ainda mais a oferta de cursos de especialização e abriremos turmas de pós-graduação em Gestão Imobiliária e em Saúde e Segurança no Trabalho”, afirma.

Créditos para Fonte

Join the conversation

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *