O Ministério da Gestão e Inovação divulgou nesta segunda-feira a relação de candidato/vaga de todos os cargos do Concurso Nacional Unificado (CNU).
- Gabarito completo: Confira a correção extraoficial de todas as provas objetivas do CNU
- Concurso do BNDES: Termina hoje o prazo para a inscrição. Veja o número de vagas e o salário
A relação divulgada pelo governo nesta segunda não inclui as abstenções, considerando o número total de inscritos. Segundo a ministra Esther Dewck, mais de 1 milhão, do total de 2,1 milhão de inscritos não realizaram a prova neste domingo.
O GLOBO desenvolveu uma ferramenta na qual é possível fazer a busca por seu órgão e cargo e checar a relação candidato/vaga. Outra opção é ver o PDF de cada Bloco:
O gabarito oficial do exame só será divulgado nesta terça-feira. Enquanto isso, as notas finais serão publicadas em 8 de outubro e os resultados em 21 de novembro.
Pela primeira vez, o governo federal fez uma seleção única para contratar servidores para diferentes órgãos públicos. Ao todo, são 6.640 vagas, com salários que, em alguns casos, superam R$ 20 mil.
Considerando todos os oito blocos temáticos, a média geral é de 318,4 candidatos por vaga. Os blocos de 1 a 7 exigem formação de nível superior. Já a escolaridade para o bloco 8 é nível médio ou técnico.
Cargos com maiores concorrências
O cargo com maior concorrência foi o de Analista de Planejamento, Gestão e Infraestrutura em Informações Geográficas no IBGE, com especialidade em Engenharia Civil, com 28.534 inscritos para uma vaga.
Confira abaixo os 10 cargos do CNU com maior concorrência, considerando todos os blocos temáticos:
- Bloco 1 – Analista de Plan. Gestão, Infra em Info. Geográficas e Estatísticas no IBGE (Engenharia Civil) – 28.534 candidatos por vaga;
- Bloco 1 – Analista em Ciência e Tecnologia no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação – 16.032,5 candidatos por vaga;
- Bloco 1 – Analista de Plan., Gestão, Infra em Info. Geográficas e Estatísticas no IBGE (Arquitetura) – 16.851 candidatos por vaga;
- Bloco 1 – Tecnologista no Ministério da Saúde – 20.966,5 candidatos por vaga;
- Bloco 1 – Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental no Ministério da Gestão e Inovação – 12.011 candidatos por vaga;
- Bloco 7 – Analista Administrativo na Superintendência Nacional de Previdência Complementar – PREVIC – 25.164,6 candidatos por vaga;
- Bloco 7 – Analista em Ciência e Tecnologia no Ministério da Agricultura e Pecuária – 10.494,6 candidatos por vaga;
- Bloco 5 – Técnico em Assuntos Educacionais no Ministério da Gestão e Inovação (Pedagogia) – 22.131 candidatos por vaga;
- Bloco 5 – PesquisadorTecnologista em Informações e Avaliações Educacionais no Inep – 14.467,1 candidatos por vaga;
- Bloco 4 – Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental no Ministério da Gestão e Inovação – 18.216,8 candidatos por vaga;
No Bloco 8, de nível intermediário, o cargo com maior disputa foi Técnico em Informações Geográficas e Estatísticas (Região Centro-Oeste) do IBGE, com 5.018 candidatos por vaga.
No Bloco 2, a maior concorrência foi para o cargo de Analista Administrativo na Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc), na especialidade Tecnologia da Informação, com 6.688,8 candidatos por vaga.
No Bloco 3, a maior relação candidato/vaga, de 9.923,8, foi para o cargo de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, na Especialidade Ambiental, Agrário e Biológicas, no Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).
Já no Bloco 6, a maior disputa foi de 3.281,2 candidatos por vaga para Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental em qualquer área do conhecimento, no Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).
Lembrando que os candidatos puderam se inscrever para concorrer a mais de um cargo dentro do mesmo bloco. E poderão ficar na lista de espera para todas essas opções elencadas no momento da inscrição.
Confira o cronograma com as principais datas do CNU
- Divulgação preliminar dos gabaritos das provas objetivas: 20/08
- Disponibilização da imagem do Cartão-Resposta: 08/09
- Divulgação das notas finais das provas objetivas e da nota preliminar da discursiva: 08/10
- Divulgação final dos resultados: 21/11
- Início da convocação para posse e cursos de formação: Janeiro/2025
Veja gabarito extraoficial do CNU
Enquanto o gabarito oficial não é divulgado, você pode conferir o gabarito extraoficial do CNU produzido pelo GLOBO em parceria com professores do Direção Concursos. Após as provas, os professores se reuniram em uma live para corrigir e comentar as questões.
Os links abaixo direcionam para as matérias específicas de cada bloco. Nelas, você também encontra os links para acessar os cadernos de questões para ajudar na conferência das respostas, visto que não foi permitido levar a prova para casa.