Curso foi realizado pela Sepror em parceria com o Sebrae e Prefeitura local
A Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror) realizou mais um curso de Condutor de Pesca Esportiva, desta vez no município de Atalaia do Norte (distante 1.138 quilômetros de Manaus), no período de 24 a 28 de setembro, por meio da Secretaria de Pesca e Aquicultura (Sepa) em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Prefeitura local.
O curso tem como objetivo capacitar o público que trabalha no ramo da esportiva, principalmente guias de pesca e beneficiou 10 profissionais que atuam na área, que ao finalizar as atividades de uma carga horária de 20 horas, receberam seus certificados emitidos pelo Sebrae do Amazonas.
As atividades foram orientadas pelo Engenheiro de Pesca Diego Morgado, da Sepror. Ele destacou que “o município tem grande potencial para a pesca esportiva e já bateu dois recordes (um nacional e outro internacional) na pesca de Aruanã Prata (Osteoglosum bicirrhosum), um exemplar de 86cm de comprimento total, capturado no Lago de São Rafael, no Rio Itacoaí.”
A região também tem como atrativo para a pesca esportiva o Tucunaré Popoca (Cichla monoculus), espécie muito voraz, conhecida por realizar diversos ataques às iscas artificiais.
O Condutor de Pesca
O Condutor de Pesca Esportiva também é conhecido no estado do Amazonas como Guia de Pesca ou Piloteiro. É responsável por pilotar o bote de pesca e conduzir os pescadores esportivos aos melhores locais de pesca, ou seja, onde provavelmente o pescador vai conseguir capturar um peixe com mais facilidade.
Cabe ao condutor a responsabilidade pela limpeza e organização do bote, a segurança dos pescadores e a manutenção dos equipamentos (vara de pesca, carretilha, molinete, linha, iscas, entre outros). Portanto, um bom condutor de pesca é a chave para o sucesso de uma pescaria
FOTO: Divulgação/Sepror