10 de agosto de 2024 – 07:39
#Capital e interior #criminalidade #Saturação Total #SSPDS
Ascom SSPDS – Texto
Cícero Oliveira – Ascom SSPDS – Foto
Seguindo as determinações do Governo do Ceará para intensificar as ações de combate à criminalidade no Estado, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) deflagrou mais uma edição da Operação Integração Saturação Total. Na tarde desta sexta-feira (09), o governador do Ceará, Elmano de Freitas, e o secretário da SSPDS, Roberto Sá, acompanharam o briefing da ofensiva na praça do Lago Jacarey, no bairro Cidade dos Funcionários, que pertence à Área Integrada de Segurança 7 (AIS 7) de Fortaleza. Em seguida, as equipes seguiram para os trabalhos, que ocorrem em diversos pontos da Capital e do interior do Estado.
Com mais de 180 viaturas e mais de 500 agentes de Segurança Pública – entre policiais civis, militares e penais -, a nova edição da operação ocorrerá em bairros da Capital; Caucaia (AIS 11), Maracanaú (AIS 12) e Paracuru (AIS 23), na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF); em Sobral e Groaíras (AIS 14), Itapipoca e Itarema (AIS 17), na Região Norte; e nas cidades de Russas (AIS 18), Juazeiro do Norte (AIS 19), Quixadá (AIS 20), Iguatu (AIS 21) e Tauá (AIS 22), que ficam na Região Sul do Estado.
Ainda no local do briefing, o governador do Estado e o gestor da SSPDS, juntamente com o coronel comandante-geral da Polícia Militar do Ceará (PMCE), Klênio Savyo, o delegado-geral da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), Márcio Gutiérrez, e o secretário da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), Mauro Albuquerque, alinharam as estratégias para garantir êxito nos trabalhos operacionais.
A Operação Integração Saturação Total é coordenada pela Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). Os locais em que as equipes irão realizar diligências são baseados nos estudos estratégicos da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp).
Operação Saturação Total
A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) e a Polícia Militar do Ceará (PMCE) atuam de forma coordenada, com apoio da Secretaria de Administração Penitenciária (SAP). Participam, pela PMCE, equipes especializadas do Comando de Policiamento de Choque (CPChoque), Comando de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio), Comando de Prevenção e Apoio às Comunidades (Copac), Batalhão de Polícia de Trânsito Urbano e Rodoviário Estadual (BPRE), Batalhão de Policiamento de Meio Ambiente (BPMA), Regimento de Polícia Montada (RPMont) e a Força Tática dos batalhões da Capital.
Já a PCCE conta com equipes da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core), Departamento de Polícia Judiciária Metropolitana (DPJM), Departamento de Polícia Judiciária da Capital (DPC) e Departamento de Polícia Judiciária Especializada (DPE).