O investimento do governo do Estado vai beneficiar cerca de 300 alunos dos cursos de graduação do campus, a comunidade acadêmica e a população em geral
Por Marília Jardim (UEPA)
10/08/2024 13h28
Um novo auditório, com 150 lugares, foi entregue na manhã deste sábado (10), no campus VI da Universidade do Estado do Pará (Uepa), no município de Paragominas, sudeste paraense. O evento integrou a agenda de trabalho do governador Helder Barbalho na região, ao lado do reitor da Uepa, Clay Chagas; da vice-reitora Ilma Pastana e do pró-reitor de Gestão, Carlos Capela e da comunidade acadêmica.
O auditório vai beneficiar cerca de 300 alunos, matriculados nos cursos de graduação do campus, além da comunidade acadêmica formada por técnicos, professores e população em geral.Governador Helder Barbalho e o reitor Clay Chagas no novo auditório da Uepa em Paragominas
“No nosso novo espaço poderemos fazer eventos acadêmicos que irão comportar mais participantes, além das nossas formaturas. Não só o campus VI ganha um novo auditório, mas também a região do Rio Capim”, afirmou o coordenador do campus, professor Pablo Luís Figueiredo.
Helder Barbalho ressaltou a continuidade dos investimentos do Estado na expansão do ensino superiorHistória – Presente em mais essa entrega para a Uepa, assim como esteve nos municípios de Salvaterra, Vigia de Nazaré e Barcarena, o governador Helder Barbalho expressou sua satisfação em “poder participar de mais uma entrega, em que cumprimos o ciclo de entregas de auditórios que estruturam o local para que possamos ter um ambiente com condições para aulas, atividades e eventos no campus”.
Helder Barbalho também destacou que o sexto campus da instituição é “um campus histórico, um dos primeiros campi que foram implantados dentro do processo de interiorização da Universidade do Estado do Pará. Este campus foi meu pai, um governador (Jader Barbalho), que trouxe para Paragominas. A história que eu tenho hoje como governador, dá continuidade à história de fortalecimento da Universidade”.Campus da Uepa: espaço de desenvolvimento do ensino, da pesquisa e extensão
Benefícios – Segundo Natanael Felipe, aluno do curso de Design, o novo espaço foi bem aceito pela comunidade acadêmica “porque o auditório que a gente tinha aqui não atingia muito bem as nossas necessidades, principalmente em relação ao espaço. Agora, isso não vai ser mais um problema, porque esse espaço é bem mais amplo”.
“É um espaço que vai nos trazer muitos benefícios, com atividades, pesquisas e extensão. Além do mais, o campus está muito feliz com essa realização”, complementou a estudante do curso de Química, Ana Carolina Silva.
Simbolismo – Para o reitor Clay Chagas, esse é “nosso quinto auditório que estamos entregando agora, na segunda gestão do Governo Helder Barbalho”. “É um espaço que simboliza, na realidade, a própria dinâmica da produção da ciência aqui no campus. Para a gente, é algo extremamente importante que todos os nossos campi possam ter um auditório”, frisou o reitor.
A ampliação do ensino superior é reflexo dos investimentos feitos pela gestão estadual, que permite “entregar equipamentos, entregar infraestrutura, mas, principalmente, talvez a principal parceria do Estado, possibilitou que nós tivéssemos um grande concurso público, com nomeação, de 2021 para cá, de mais de 250 professores e mais de 300 servidores ativos. Isso faz com que a gente realmente possa ter uma outra universidade”, acrescentou Clay Chagas.
O auditório ocupa uma área de 331,43 metros quadrados (m²). A edificação é térrea, composta por auditório, sala de apoio, banheiros masculino, feminino e para Pessoa com Deficiência (PcD), área de circulação, área livre e passarela.
Paragominas é um município que se destaca no empreendedorismo do Pará, o que agrega ao campus da Uepa o importante papel de fomentar o desenvolvimento educacional e tecnológico, ofertando os cursos de Bacharelado em Design, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Florestal, Licenciatura em Ciências Biológicas e Licenciatura Plena em Química.