governo do Rio lança app com serviços públicos

governo do Rio lança app com serviços públicos

O governo do estado do Rio de Janeiro lançou o aplicativo RJ Digital (Android, iOS) com mais de 2,5 mil serviços públicos. O desenvolvimento foi feito pelo Proderj (Centro de Tecnologia de Informação e Comunicação do Estado do Rio de Janeiro).

A identificação do usuário no primeiro acesso é feita através da sua conta Gov.br, junto com a verificação de um documento de identidade e biometria facial.

RJ digitalRJ digital

Tela do RJ Digital

Os serviços são divididos em três categorias: para cidadãos, servidores ou empresas. Para o cidadão, há serviços relacionados a identificação civil; concessionárias públicas de água, luz e saneamento; direitos humanos; segurança; educação; impostos, dentre outros. É possível desde solicitar a segunda via de carteira de identidade até realizar uma denúncia de agressão física, injúria, ameaça ou violência doméstica, por exemplo.

RJ Digital para servidores e empresas

Os servidores estaduais, por sua vez, conseguem acessar serviços relacionados a capacitação e certificação; concursos e seleções; manuais e cartilhas; saúde e previdência etc. É possível, por exemplo, consultar informações sobre concursos internos ou até mesmo solicitar um empréstimo consignado.

Para empresas, há serviços sobre compras e licitações do governo estadual; documentos e registros; impostos e taxas; parcerias; dentre outros.

Análise

O Brasil é um dos países mais avançados em digitalização de serviços públicos na América Latina. Levantamento feito por Mobile Time com dados da AppMagic mostrou que o Brasil foi o único país da região em que havia aplicativos do governo federal entre os 10 mais baixados no ano de 2023. Entre os mais populares estão Gov.br, Carteira de Trabalho, FGTS e Meu SUS Digital.

Os governos estaduais e municipais também vêm passando por esse processo de transformação digital e o lançamento do RJ Digital é mais um exemplo disso. Além disso, o RJ Digital confirma a tendência de o Gov.br se estabelecer como o meio principal e centralizado de autenticação do brasileiro para serviços públicos digitais, integrado às plataformas estaduais e municipais.

Source link

Related Articles

Responses

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *