Governo exonera ouvidora nacional de Direitos Humanos – CartaExpressa – CartaCapital

O governo federal exonerou a ouvidora nacional do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, Luzia Cantal. A exoneração foi publicada no Diário Oficial da União, nesta segunda-feira 23, e é assinada pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa.

Luiza Cantal, advogada integrante do grupo Prerrogativas, era a Ouvidora do Ministério dos Direitos Humanos. Na função, segundo o ordenamento, era ela quem estava responsável por “receber, examinar, encaminhar, acompanhar e prestar informações aos cidadãos acerca de denúncias e reclamações sobre violações de direitos humanos e da família”.

A saída ocorre poucos dias depois da chegada de Macaé Evaristo ao comando da pasta. A nova ministra também promoveu outras modificações, como a demissão de Cláudio Vieira da Silva, que era secretário da Criança e do Adolescente na gestão anterior. A saída de Vieira foi formalizada há quatro dias.

Os dois servidores eram considerados os principais assessores do ex-ministro Silvio Almeida, demitido do cargo após acusações de assédio sexual.

O Diário Oficial desta segunda-feira traz, ainda, uma série de mudanças na pasta, em especial, no setor de comunicação do Ministério. Veja a lista de trocas, exonerações e nomeações:

  • Camilla Barbosa Silva será a nova Coordenadora-Geral de Comunicação Social da pasta, substituindo Isabel Cristina Fernandes de Carvalho, exonerada;
  • Raul Lansky de Oliveira será o novo Coordenador-Geral de Imprensa, substituindo Marcella Freire de Oliveira Garcia, exonerada;
  • Jadson Vieira de Araujo Santos irá exercer o encargo de substituto do cargo de Coordenador-Geral de Acompanhamento de Parcerias da Secretaria Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+;
  • e Juliana Campelo de Oliveira deixará o cargo de Coordenadora de Comunicação Interna.

Source link

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima