Governo fortalece agropecuária com entrega da Nova Unidade da Adepará e uma lancha para fiscalização

O imóvel de 240 metros quadrados foi totalmente reconstruído e adaptado às pessoas com deficiência, garantindo maior conforto ao produtor rural e proporcionando aos servidores estrutura de qualidade para o atendimento à população

Por Rosa Cardoso (ADEPARÁ)

13/09/2024 17h05

O governador do Pará, Helder Barbalho, entregou nesta sexta-feira, 13, a nova Unidade Local de Sanidade Agropecuária (ULSA) da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará) no município de Juruti, no Baixo Amazonas.

Localizado próximo à orla da cidade, o imóvel de 240 metros quadrados foi totalmente reconstruído e adaptado às pessoas com deficiência, garantindo maior conforto ao produtor rural e proporcionando aos servidores estrutura de qualidade para o atendimento à população. 

Durante a entrega da unidade, o governador destacou a importância da Adepará para o fortalecimento  da produção agropecuária. “O carro novo já tinha vindo, agora chegou a lancha para vocês poderem trabalhar cada vez mais e melhor, para poder prestar um serviço correto de defesa sanitária, de desenvolvimento da nossa vigilância, da nossa agropecuária em todo o Estado”, ressaltou o governador. 

Nova estrutura da Adepará –  Cedido pelo governo estadual, o imóvel que agora abriga a Agência é o primeiro imóvel próprio da Adepará, que atende mais de 700 produtores cadastrados no município. Para as atividades dos servidores que atuam na unidade, o prédio foi equipado com internet em fibra óptica, computadores novos e sistemas de circuito de segurança. Com a entrega da Unidade, a Agência segue com a meta da atual gestão que é a reestruturação total de todas as unidades da Adepará em todo o Estado. 

“É um projeto alinhado às diretrizes do governo estadual, na prioridade de uma administração eficiente no atendimento ao público e da racionalidade financeira, pois este imóvel é do patrimônio estadual. Então, a Agência recebeu e realizou toda reconstrução e adaptação para o funcionamento administrativo da defesa agropecuária neste município, que certamente gerará uma economia. Até o final do ano outras cinco unidades também serão imóveis próprios”, comemora Jamir Macedo, Diretor-Geral da Adepará.

Fiscalização – Além do imóvel, o governador também entregou uma lancha para o deslocamento das equipes de campo, resultando em maior eficácia das ações de vigilância, fiscalização e monitoramento agropecuário na região. Medindo 9 metros de comprimento e 2,3 metros de largura, o veículo é feito de alumínio naval e equipado com motor Mariner de 115 HP. Tem capacidade para 9 passageiros e 1 tripulante. Com mais essa embarcação, já são 14 lanchas entregues pelo governo à Adepará.

“As lanchas são fundamentais para o trabalho de campo que realizamos, como o monitoramento, o levantamento e a detecção de pragas como a monilíase, fungo que ataca o cacau. Então, essa lancha vai nos ajudar nessas atividades, que estamos fazendo em parceria com o Amazonas, fazendo com que tenhamos mais facilidade para chegar até as propriedades ribeirinhas, justamente nas áreas de produção de cacau de várzea”, explica o Agente Fiscal Agropecuário Celso Batista Pereira. 

Agricultura familiar – Na comunidade São Pedro, onde foi construída a primeira casa de farinha mecanizada e sustentável do município, os agricultores familiares comemoram os projetos que fortalecem a cadeia produtiva da mandioca na região.

A presidente da cooperativa Ana Célia Lopes vive a expectativa de produzir farinha a partir dos novos cultivares de mandioca que foram plantados. “Nós somos 14 cooperados e futuramente vamos fornecer a farinha com selo artesanal para a merenda escolar e para outros municípios. Somos muito agradecidos, porque através da Adepará, nós conseguimos nosso selo de qualidade, temos nossas máquinas, tudo mecanizado na casa de farinha e podemos oferecer daqui um produto de boa qualidade para os nossos consumidores”, comemora a agricultora, que acrescentou. “A gente conta com o apoio dos agrônomos que vêm sempre aqui para nos visitar e nos capacitar para fazermos um produto bom para entregar aos nossos consumidores”.

Na pecuária, a atuação da Agência de Defesa promove a sanidade do rebanho em Juruti, com a prevenção e o controle de doenças. Hoje, o município de Juruti possui rebanho de 42 mil animais, a maioria bovinos. O produtor Jailson Canto, 52 anos, reconhece a importância da Agência às atividades que desenvolve na fazenda de 50 hectares, onde há 17 anos ele cria gado de corte.

“A Adepará resolve tudo pra mim. Se eu preciso de vacinação, de documentação para movimentar o gado, eu chamo e eles vem me atender aqui, facilita muito ter uma unidade no município. É muito importante”, disse Jailson Canto, produtor.

A Adepará está presente em todos os 144 municípios do território paraense. São 176 estruturas entre regionais, unidades locais, escritórios, postos de fiscalização e laboratórios construídos e equipados pelo Governo do Estado.

Ainda em agenda no município, o chefe do Executivo estadual também fez a entrega de um trator para a região, oriundos de recursos de emenda parlamentar. “Isso fortalece a agricultura familiar, ajuda e colabora com a produção rural deste município”, disse Helder Barbalho.

Além disso, o governador também festejou a nota dos estudantes de Juruti no IDEB. “Queria dizer da minha felicidade de poder estar aqui. Queria mandar um abraço a todos os alunos, professores da escola, parabéns pela nota no IDEB”, saudou.

Source link

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima