O investimento do Estado em um programa educacional pioneiro vai contemplar moradores de Ananindeua, Concórdia do Pará, Curuá, Marapanim/Curuçá, Óbidos, Oriximiná e Tomé-Açu
Por Governo do Pará (SECOM)
10/08/2024 08h00
Ananindeua é um dos municípios que serão beneficiados neste semestreCom a iniciativa pioneira de construir creches e fortalecer o ensino infantil no território paraense, o governo do Estado vai entregar mais sete unidades neste segundo semestre, ampliando o alcance do Programa “Creches Por Todo o Pará”. A meta do ambicioso projeto social é entregar mais de 140 creches em todo o Estado, para mudar o cenário de mais de 30 mil crianças sem acesso à educação infantil, conforme dados do Ministério da Educação (MEC).
As novas unidades vão beneficiar os municípios de Ananindeua; Concórdia do Pará; Curuá; Curuçá/Marapanim; Óbidos; Oriximiná e Tomé-Açu, nas regiões e Integração Guajará, Guamá, Rio Capim e Baixo Amazonas. Essa distribuição geográfica busca garantir que o acesso à educação infantil de qualidade seja ampliado de forma equitativa pelo território paraense.
Vice-governadora Hana Ghassan destaca compromisso do Estado com o bem-estar das famíliasA vice-governadora do Pará, Hana Ghassan, destaca a importância da iniciativa do Estado para as famílias beneficiadas. “O Governo do Pará reafirma seu compromisso com as famílias paraenses, colocando em prática o maior projeto voltado à primeira infância do Brasil. Eu, como mulher, mãe e vice-governadora, compreendo que as creches desempenham um papel fundamental no desenvolvimento das nossas crianças, principalmente no período crucial de formação das bases cognitivas, emocionais e sociais”, enfatiza Hana Ghassan.
A importância das creches não se resume apenas a um local de cuidados. Elas são essenciais para o desenvolvimento na primeira infância, contribuindo para formar indivíduos mais saudáveis, felizes e preparados para os desafios futuros”, diz a vice-governadora do Pará, Hana Ghassan.Obra avança em Tomé-Açu
Segurança e acolhimento – Desde a primeira unidade, entregue em 2022 na capital, a Creche Orlando Bitar, o Governo do Pará trabalha para garantir que cada nova creche seja um espaço seguro e acolhedor para as crianças. As creches do programa estadual têm capacidade para atender mais de 200 crianças, de 0 a 5 anos, em um ambiente de aprendizado moderno e equipado, para promover o desenvolvimento integral dos alunos.Crianças atendidas na Creche Orlando Bitar: trabalho pela educação com resultados no presente e no futuro da juventude
O espaço dispõe de 10 salas de aula, berçário, lactário e toda a estrutura necessária para a educação infantil, como área recreativa coberta, brinquedoteca, sala multiuso, auditório e biblioteca.
“Vamos entregar, inicialmente, sete creches funcionais e completamente equipadas em regiões diferentes do Estado. É um grande investimento do governo do Estado, que vai garantir o aprendizado infantil com mais qualidade”, ressalta Arnaldo Dopazo, secretário-adjunto de Infraestrutura da Secretaria de Estado de Educação (Seduc).Obra da creche em Curuçá
Novos caminhos – Para as famílias que aguardam pela unidade de ensino, a perspectiva é a melhor possível. Edilean Lobo, residente na Vila de Araquim, em Curuçá, diz que “a creche vai abrir novos caminhos para muitas famílias, principalmente para quem é mãe e pai ao mesmo tempo. Precisa trabalhar, mas não tem como ir porque não tem com quem deixar os filhos. Geralmente, aqui são mais mães-solo. Precisamos muito de uma creche exclusivamente para as crianças. Aqui nem todos os pais têm condições de pagar uma creche particular”.
O Programa “Creches Por Todo o Pará” é uma estratégia fundamental do governo para reduzir a carência educacional, garantindo que todas as crianças tenham acesso ao ensino infantil de qualidade.
Texto: Arthur Sobral – Secom