Pular para o conteúdo

Hackathon desafia estudantes a encontrar falhas em modelos de inteligência artificial – Jornal da USP

Banner Aleatório

Hackathon será realizado na Escola Politécnica da USP no dia 6 de novembro; inscrições vão até 22 de outubro

Banner Aleatório
Jovens sentados em volta de uma mesa trabalhando em laptops
Desafio é voltado para interessados em Inteligência Artificial e segurança de dados – Foto: Wikimedia Commons

.
Até o dia 22 de outubro estão abertas as inscrições para o desafio Boom – Break Our Model, iniciativa promovida pelo Centro de Ciência de Dados (C²D) da Escola Politécnica (Poli) da USP em parceria com o Instituto de Ciência e Tecnologia Itaú (ICTi). Voltada a estudantes interessados em Inteligência Artificial e segurança de dados, a ação busca estimular a reflexão crítica sobre o uso responsável de IA e desenvolver soluções que contribuam para modelos mais seguros e eficazes. As inscrições podem ser realizadas neste link.

Durante a experiência de 50 minutos, os participantes serão convidados a atuar como “hackers do bem”, criando frases que induzam erros em um modelo de IA fornecido pelos organizadores do evento. O objetivo é simular cenários reais de uso e contribuir para a melhoria contínua das ferramentas tecnológicas utilizadas por instituições financeiras.

Os estudantes selecionados serão contatados até o dia 28 de outubro, com prazo de 48 horas para confirmação de presença. A participação é gratuita e a seleção de candidatos será feita pela organização do evento. Após o encerramento do período de inscrições, os estudantes selecionados terão acesso ao conteúdo completo de preparação para o desafio.

A atividade será realizada no dia 6 de novembro, das 14h às 18h, no espaço do C²D, localizado no prédio de Engenharia Elétrica da Poli, no campus da USP no bairro do Butantã. Será em formato de duplas combinadas aleatoriamente, mas garantindo a diversidade entre os perfis acadêmicos e cursos.

Por fim, além da vivência prática e do contato com especialistas da área, a dupla vencedora do desafio será premiada com uma Echo Dot 5ª geração (caixinha de som inteligente equipada com a assistente de voz Alexa) para cada integrante.

O Centro de Ciência de Dados (C²D) foi criado a partir da parceria a Escola Politécnica da USP e do Banco Itaú-Unibanco para promoção de pesquisas de excelência e capacitar profissionais nas áreas de Inteligência Artificial e Ciência de Dados. Desde sua fundação, em 2018, já apoiou mais de 60 bolsistas e atualmente conduz projetos integrados em diversas frentes, como otimização de grandes modelos de linguagem, inferência causal, processamento de voz e inteligência artificial responsável.

Desafio Boom – Break Our Model
Local: Centro de Ciência de Dados (C²D) – Escola Politécnica da USP
Prédio da Engenharia da Elétrica
Av. Prof. Luciano Gualberto, travessa 3, nº 158 – Butantã – São Paulo – SP
Para fazer a inscrição clique aqui.

.

Com informações do Centro de Ciência de Dados (C²D)

Source link

Join the conversation

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *