Campbell Simpson, editor do Gizmodo Austrália, revelou ter perdido uma fortuna após deitar fora, em 2010, um disco rígido que continha 1.400 Bitcoins – hoje avaliados em cerca de 4,8 milhões de dólares (4 milhões de euros).
Na época, a Bitcoin ainda era pouco conhecida e valia aproximadamente 25 dólares por unidade. Simpson utilizava o disco rígido para armazenar arquivos diversos, como músicas, filmes, trabalhos da faculdade e fotos pessoais, e não dava valor ao conteúdo relacionado à criptomoeda.
“Eu não precisava nem me importava com nada ali. Então, deitei fora”, confessou Simpson, classificando o episódio como “provavelmente uma das coisas mais estúpidas que já fiz”, revela o ‘Unilad Tech’.
Com a valorização exponencial da Bitcoin nos últimos anos, o valor da sua antiga carteira teria atingido milhões de dólares, o que o levou a refletir: “Eu poderia ter comprado uma casa em Sydney, mudado para o outro lado do mundo ou comprado um iate”.
Simpson não é o único a sofrer perdas significativas por descartar discos rígidos contendo Bitcoins. No País de Gales, James Howells luta há uma década para recuperar uma fortuna avaliada em 630 milhões de dólares (537 milhões de euros), após ter descartado acidentalmente um disco rígido num aterro sanitário.
Howells perdeu o disco rígido em 2013, quando a sua parceira confundiu o equipamento com lixo e o deitou fora durante uma limpeza doméstica. Desde então, ele tenta negociar com as autoridades locais a possibilidade de reabrir o aterro para procurar o disco, mas enfrenta obstáculos legais e administrativos.