A Huawei já é conhecida por ter uma alternativa aos sistemas de servidores americanos, como o Nvidia GB200 NVL72, há vários meses, mas as opiniões dos especialistas sobre sua eficiência e velocidade ainda divergem. No entanto, isso não impede a Huawei de demonstrar o novo produto a parceiros – e ele também esteve presente na conferência de IA de Xangai.
Fonte da imagem: Huawei Technologies
A Reuters, que noticiou a notícia, observou que as tentativas de extrair detalhes sobre o sistema CloudMatrix 384 dos representantes da Huawei foram infrutíferas. Disso se conclui que sua demonstração na conferência WAIC em Xangai provavelmente se destinava a parceiros e clientes. No mínimo, a fonte aponta para a grande multidão presente no estande da Huawei no evento, o que indica o interesse dos convidados da conferência neste sistema de computação.
Acredita-se que o CloudMatrix 384 contenha um número correspondente de chips Huawei Ascend 910C, conectados por uma interface de alta velocidade para troca eficiente de dados. De acordo com testes anteriores, o CloudMatrix 384 é reconhecido por seu desempenho superior às soluções baseadas em Nvidia H800 e H100, e alguns especialistas estão até dispostos a compará-lo com o avançado Nvidia GB200 NVL72, que contém 72 chips B200 de alto desempenho. Presume-se que a Huawei esteja buscando um mercado para seus sistemas de computação de IA não apenas no Sudeste Asiático, mas também no Oriente Médio. A conferência de Xangai tornou-se uma boa plataforma para atrair a atenção de clientes em potencial.