O Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) realizaram neste sábado (5/04) o Hub de Carreiras Experience, evento voltado à capacitação e prospecção de jovens talentos interessados em impulsionar suas carreiras.
A abertura foi conduzida pelo superintendente do IEL, Gustavo Macena, que destacou a importância da formação e qualificação profissional em todos os setores da economia. “A relevância do evento está diretamente ligada a uma demanda comum a todos os segmentos da indústria: a formação de mão de obra qualificada e sua inserção no mercado de trabalho. O Hub de Carreiras Experience congrega pessoas com a intenção de serem capacitadas para ingressarem no mercado de trabalho, pessoas já são e que querem se conectar com a indústria na busca por sua primeira oportunidade – seja estágio, seja emprego – e a troca de experiências com palestrantes e com as entidades que nos apoiaram e estiveram presentes no evento”, afirmou.
Com um público formado por estudantes, estagiários e jovens profissionais, o evento contou com palestras e painéis sobre trajetórias profissionais, empreendedorismo e desenvolvimento de competências.
Um dos destaques foi a palestra “De Office Boy a Empresário”, ministrada pelo consultor, escritor e especialista em finanças Diogo Dias Gonçalves. Ele compartilhou sua trajetória desde o primeiro emprego, aos 17 anos, como office boy em uma escola de inglês, até alcançar o cargo de presidente da Rádio Itatiaia, a maior de Minas Gerais. “Durante os três anos e meio em que estive na presidência, triplicamos o faturamento da empresa. Transformamos uma gestão familiar em uma estrutura profissional, com governança corporativa, novas áreas e sede mais tecnológica. Nos tornamos a rádio mais ouvida do Brasil”, ressaltou.
Diogo também compartilhou a origem do seu projeto pessoal, “Diogo e Sua Grana”, que começou com palestras e consultorias gratuitas e hoje se consolidou como um negócio e um livro. “Todo início no empreendedorismo deve começar de graça. Teste, entregue valor. Se tiver valor, o preço virá naturalmente. Foi assim que tudo começou para mim”, contou.
Outro momento marcante foi a fala de Igor Espírito Santo, coordenador do hub de inovação aberta FIEMG Lab. Ele compartilhou sua jornada no ecossistema de startups e deu conselhos sobre propósito, cultura e ética nos negócios. “Empreender começa com um propósito de vida. Além disso, seus valores precisam ser inegociáveis. E nunca esqueça de cultivar a melhor cultura possível no ambiente de trabalho — para você e para o seu time”, afirmou. Ele também reforçou a importância de montar uma equipe forte, buscar capacitação constante e utilizar as ferramentas certas.


O evento contou ainda com um painel com representantes da universidade UNA e da siderúrgica Aperam, que discutiram o papel da educação e da formação profissional frente aos desafios e oportunidades do mercado atual. Um estagiário da Aperam compartilhou sua experiência na empresa e ressaltou a importância do estágio como parte essencial da formação profissional.
Carreira, desafios, oportunidades e redes sociais
Jêniffer Moreira, consultora de carreira, falou sobre a importância de os jovens utilizarem assertivamente a Inteligência Artificial e a tecnologia no mercado de trabalho, sobretudo em processos seletivos. Nesse contexto, Jêniffer considera fundamental que os futuros profissionais tenham um perfil adequado no Linkedin em função das possibilidades que a ferramenta oferece, sobretudo em relação à visibilidade e adequação de perfis às vagas
Para a consultora, o universo do trabalho vem mudando e a forma como as empresas recrutam os profissionais, também. A IA, segundo ela, tem sido cada vez mais utilizada por recrutadores para a captação mais precisa, levando em conta as habilidades exigidas no preenchimento da vaga.
Por isso, Jêniffer reforçou “a necessidade de os jovens usarem assertivamente a IA disponível no Linkedin para torná-lo uma ferramenta de networking e contatos”. Além disso, a palestrante citou “a importância de atualizar o perfil na rede social com atividades e cursos realizados de forma a deixá-lo mais chamativo para os recrutadores”.
Por fim, a consultora apontou que, em um mundo cada vez mais conectado e multifacetado, o trabalho remoto ganhou significância e a capacidade de adaptação do futuro profissional é essencial para alcançar o sucesso.
Outro assunto do seminário foi carreira no exterior, com a palestrante Ana Paula Soares, gerente de Relações Corporativas e Talento da Skema Brasil. Ela falou sobre algumas habilidades importantes e como se preparar para as oportunidades internacionais, além dos desafios.
Para Ana Paula, o mundo globalizado exige capacidade de adaptabilidade, networking, comunicação e aprendizagem de idiomas. Nesse sentido, as chamadas soft skills (competências subjetivas) são essenciais, incluindo resiliência, proatividade e trabalho em equipe. A preparação para carreira internacional deve passar pelo o que ela classificou de “educação global, intercâmbio, voluntariado, presença digital e mentoria”, entre outros caminhos.
“Empreendedorismo e carreira: o presente do futuro” foi destacado por Luzia Xavier, psicóloga e professora da Escola Sebrae em Belo Horizonte. Segundo ela, o empreendedorismo não tem a ver obrigatoriamente com abertura de um negócio, mas um “projeto de vida”, nas palavras, dela porque envolve autoconhecimento e carreira.


No primeiro ponto, conforme a psicóloga, “a autoavaliação ajuda os adolescentes a identificar habilidades e áreas que precisam de melhoria, promovendo o crescimento pessoal. O autoconhecimento é fundamental para traçar um projeto de vida que reflita as verdadeiras aspirações de cada um”. Em relação à carreira, prosseguiu a professora, é importante que os jovens compreendam interesses e habilidades na escolha daquilo que irá proporcionar satisfação a longo prazo. “A escolha da carreira tem um impacto significativo na qualidade de vida, influenciando aspectos sociais e emocionais”, concluiu.
O HUB de Carreiras Experience foi encerrado com um bate-papo com a influenciadora Danielle Diniz, que contou a sua trajetória profissional, especialmente depois que ela começou a produzir conteúdo nas redes sociais. Publicitária de formação, Danielle cursou jornalismo até o sexto período, no entanto ela decidiu mudar os caminhos e investiu em outra graduação que estivesse mais alinhada com os anseios dela. Com sete milhões de seguidores no Instagram, sendo a maioria formada por mulheres, a influencer produz conteúdo para diferentes marcas e acredita que o conhecimento foi a base para alcançar os resultados.
Antes, porém, Danielle contou que fez um estudo acerca do mercado e da concorrência para entender com quem ela deseja conversar. “Eu sempre quis falar para as pessoas, me posicionando. Eu comecei produzindo conteúdo para um público infantil e tive que me reinventar para atingir o público desejado. De forma natural e planejada, eu consegui mudar o meu conteúdo”, explicou.
Para quem deseja se lançar às redes sociais e explorar comercialmente esse universo, a influenciadora digital entende que autenticidade, coragem e resiliência são atributos importantes para alcançar o reconhecimento. Por outro lado, Danielle disse também que a comparação é natural em uma atmosfera virtual marcada pelo imediatismo e status, mas que ela deve ser evitada, tendo como aliado o autoconhecimento.
O Hub de Carreiras Experience foi uma realização do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), juntamente com a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), e teve o apoio da Escola Sebrae e da UNA.
Rafael Passos e Thaís Mota
Imprensa FIEMG