Pular para o conteúdo

IA avança e americanos temem caos político e desemprego; revela pesquisa

Banner Aleatório

Guynever Maropo

1 minutos de leitura

O avanço da Inteligência Artificial transformou a rotina de empresas e trabalhadores no mundo todo. Ferramentas inteligentes já estão presentes no atendimento ao cliente, na análise de dados e até na automação de tarefas operacionais, permitindo maior produtividade e eficiência.

Banner Aleatório

Uma pesquisa da Reuters/Ipsos, realizada com 4.446 adultos, mostrou que 71% acreditam que a tecnologia pode eliminar empregos de forma permanente. O levantamento foi concluído em agosto e possui margem de erro de dois pontos percentuais.

Apesar de a taxa de desemprego estar em 4,2% em julho, os resultados indicam que a população enxerga a tecnologia como uma ameaça à estabilidade profissional.

Leia mais: Empregos que a IA já está mudando, segundo a Microsoft.

Política, segurança e energia em debate

O estudo revelou que 77% dos entrevistados temem que a tecnologia seja usada para gerar caos político, principalmente por meio de vídeos falsos.

As aplicações militares também dividem opiniões. Cerca de 48% acreditam que o governo nunca deveria usar a tecnologia para definir alvos de ataques, enquanto 24% apoiam esse uso e 28% permanecem indecisos.

Você pode se interessar também:

A pesquisa apontou ainda que 61% demonstram preocupação com o consumo de energia necessário para sustentar os sistemas em larga escala. Empresas como o Google já firmaram acordos para reduzir o gasto em data centers durante picos de demanda.

Questões éticas também estão em evidência. Dois terços dos entrevistados temem que pessoas troquem relacionamentos humanos por interações com companheiros virtuais criados por IA. Na educação, 36% acreditam que a tecnologia pode trazer benefícios, enquanto 40% discordam e o restante não tem opinião definida.

O estudo mostra que o entusiasmo pelo avanço da Inteligência Artificial convive com preocupações sobre emprego, política, segurança, ética e sustentabilidade, indicando um futuro de tensões e disputas em torno da inovação.


SOBRE A AUTORA

Jornalista, pós-graduando em Marketing Digital, com experiência em jornalismo digital e impresso, além de produção e captação de conte… saiba mais


Source link

Join the conversation

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *