A par dos seus senãos, a Inteligência Artificial (IA) pode contribuir para facilitar processos, encurtando-os. O Gemini da Google está a ser testado para dar um “empurrãozinho” na construção de Formulários, que pode ser trabalhosa.
Depois do Gmail, do Drive, do Docs/Sheets/Slides e do Meet, o Gemini está a chegar aos Formulários da Google com a funcionalidade "Ajude-me a criar um formulário".
Aquando da criação de um novo formulário, o utilizador poderá selecionar a nova funcionalidade, que gerará perguntas e opções de resposta. Além disto, entrega também a descrição do formulário, com a possibilidade de reescrever, caso não corresponda ao pretendido.
Apesar de ser uma funcionalidade útil, não servirá para os questionários mais complexos, uma vez que não é possível utilizar o Gemini para:
- Atualizar as definições dos formulários;
- Criar formulários com várias secções;
- Editar um formulário existente, pois o conteúdo original será substituído pelo gerado pela IA.
Esta novidade para os Formulários da Google está a ser testada no Workspace Labs, um programa de testes que permite que os utilizadores testem novas funcionalidades.
Eventualmente, juntar-se-á a outras funcionalidades do Gmail, Google Drive, Docs, Sheets e Slides, Meet, Keep e Vids.
A Google sugere uma série de prompts para gerar questionários com o Gemini, aconselhando a que o utilizador inclua detalhes pertinentes. Por exemplo:
- "Criar um inquérito para recolher dados sobre hábitos de exercício e objetivos de fitness de adultos."
- "Criar um inquérito pós-evento para recolher o feedback dos participantes num evento de networking empresarial."
- "Criar um inquérito de 10 perguntas para avaliar os conhecimentos básicos de biologia de estudantes do ensino secundário."
Leia também: