Por Rafael Ataide.
Não tem para onde fugir: a inteligência artificial é um novo ativo essencial para os negócios. Contudo, eu não falo apenas sobre sua aplicação em tarefas repetitivas e rotineiras, como muito se tem falado nos últimos anos. Esse também é um uso importante, é claro, mas é preciso dar mais atenção para a IA a nível de tomadas de decisão.
Sim, executivos também devem começar a usar a tecnologia para auxiliar nas estratégias que orientam a empresa. Pode até assustar a princípio, ter ajuda de um robô para definir pontos fundamentais do negócio, mas a realidade é que a IA potencializa esse processo e tem o poder de melhorar os resultados em diversas áreas, inclusive trazendo impactos robustos no EBITDA.
O que, então, transcende a automação de tarefas? Em poucas palavras, a análise preditiva. Tomar decisões com base em dados é sempre necessário, e a tecnologia traz consigo a capacidade de calcular os melhores cenários e probabilidades. A vantagem competitiva no mercado fica evidente.
Assim, você, executivo, deve compreender como estar na vanguarda da adoção da IA nesse sentido. Muitas empresas já vêm experimentando e os efeitos são claros: redução de custos operacionais, aumento da eficiência, melhoria na qualidade dos serviços e produtos, redução de erros e retrabalhos; tudo isso permitindo que os colaboradores se concentrem em atividades de maior valor agregado, o que resulta em equipes mais engajadas e na maximização do potencial humano. Agora, a hora é de trazer todo esse potencial para a alta diretoria.
O melhor a fazer para a aplicação da inteligência artificial em qualquer setor é um investimento inicial robusto na busca por tecnologias que façam sentido para o negócio, assim como encontrar talentos e treinamentos específicos para desenvolver projetos e inovações relacionadas, que podem trazer benefícios diretos na evolução da empresa. Alinhar o investimento aos objetivos da companhia é crucial e forma a base para todos os usos de IA daí para frente, tanto na operação quanto na parte de estratégia.
Os desafios podem e provavelmente vão surgir conforme todos nós aprendemos mais sobre essa nova realidade. Mas enfrentá-los e aprender com eles é o que constrói os líderes visionários.
O mercado é altamente competitivo, a IA seguirá evoluindo e ainda mais soluções vão surgir daqui para frente. Tomar decisões sem auxílio da tecnologia será cada vez mais improvável dentro de um contexto onde os dados dominam o ecossistema de negócios. Portanto, é melhor estar na dianteira do que ficar para trás.
*Com experiência em ciência de dados e inteligência artificial, Rafael Ataide já passou pela gestão de e-commerces, estratégias de CRM e implementação de algoritmos de machine learning em empresas multinacionais. Hoje está à frente do Hub de Data & Tech da Adtail como diretor, promovendo constantes inovações e processos para facilitar o dia a dia da operação e do cliente.