Pular para o conteúdo

IA pode melhorar a sua criatividade? Confira 5 maneiras de usar | Inteligência Artificial

Banner Aleatório

A inteligência artificial pode ser uma maneira interessante para ampliar o repertório e melhorar a criatividade dos trabalhadores, embora muitas empresas terceirizem tarefas para ferramentas de IA. Afinal, mesmo com todos os avanços neste setor de tecnologia, a criatividade humana ainda é fundamental para marcas e negócios. A IA pode auxiliar na capacidade criativa dos usuários, o que contribui não somente com tarefas voltadas ao trabalho, mas também com os estudos ou lazer. Dessa forma, em vez de limitar a criatividade, a inteligência artificial pode ser explorada para facilitar a experiência das pessoas. Nesta lista organizada pelo TechTudo, veja cinco formas de usar a IA para ter mais ideias para os seus projetos.

Banner Aleatório

Lista reúne 5 maneiras de usar ferramentas de IA para fazer atividades criativas — Foto: Reprodução/Canva

Exemplo de como a IA pode ajudar no brainstorm para a criação de um projeto profissional — Foto: Reprodução/Júlia Silveira

É possível utilizar chatbots de inteligência artificial, como ChatGPT e Gemini Google, para fazer um brainstorming, ou seja, ter uma “tempestade de ideias” relacionadas a um tópico principal. Em seguida, o usuário pode fazer uma seleção de quais foram as melhores sugestões para aplicá-las no contexto desejado, o que auxilia a chegar em soluções com mais rapidez.

Para isso, os usuários podem formular prompts com o máximo de detalhes possíveis, seja para pedir que a IA ajude a criar ideias originais ou para fazer com que ela aprimore outras ideias que já estão no repertório do usuário. De modo geral, essa é uma maneira prática e eficiente para a pessoa obter ajuda e dicas para ter mais criatividade nos projetos.

2. Automação de tarefas repetitivas

Vizard.AI é um exemplo de IA que automatiza tarefas complexas de edição de vídeo — Foto: Divulgação/Vizard.AI

Além disso, as ferramentas de inteligência artificial são úteis para automatizar tarefas mecânicas, como formatação de dados, organização de tarefas, formulação de e-mails, criação de lembretes e cronogramas, entre outras ações. Isso ajuda a otimizar o tempo e torna essas tarefas muito mais simples.

Dessa forma, a pessoa não precisa se preocupar com a parte mais burocrática de um projeto, por exemplo, pois a IA já estará encarregada dessas funções. Com isso, o usuário terá mais tempo disponível para se dedicar aos trabalhos que exigem mais criatividade. Segundo uma pesquisa da VML Future 100 2025, cerca de 76% das pessoas acreditam que a tecnologia nunca tirará a criatividade da humanidade.

Usuários podem formular um prompt e pedir o feedback da IA para um projeto — Foto: Reprodução/Getty Images

Os usuários podem pedir que a ferramenta de inteligência artificial analise detalhadamente rascunhos, ideias e projetos, por exemplo. Então, a pessoa pode solicitar um feedback da IA, com sugestões de melhorias para otimizar a criatividade e obter resultados mais satisfatórios e adequados ao objetivo.

Solicitar o feedback da IA pode ser útil porque essas ferramentas conseguem armazenar uma enorme quantidade de conteúdo para utilizar como referência ao elaborar sugestões de ajustes. Além disso, o usuário tem a praticidade de utilizar a inteligência artificial como uma espécie de revisora ou corretora, que vai trazer os pontos positivos e negativos de um projeto de maneira prática e rápida.

Veo 3 do Google: IA transforma texto em vídeo e permite que a pessoa visualize suas ideias — Foto: Sandra Mastrogiacomo/TechTudo

Também é possível visualizar como as ideias vão ficar quando elas estiverem prontas com a ajuda de ferramentas de IA que criam imagens e vídeos. Essas plataformas podem criar esboços para que o usuário consiga ter ideias de como os projetos estéticos vão aparentar quando forem finalizados. Ao utilizar a inteligência artificial com esse propósito, a pessoa pode pensar, por exemplo, em mais ideias para desenvolver o design de uma marca ou para pensar em personagens de uma história.

Portanto, é possível adaptar a IA de acordo com cada projeto, fazendo com que ela seja uma ferramenta útil e necessária. Recentemente, o Google utilizou o Google Veo 3, modelo de IA avançado que cria vídeos com técnicas específicas, para desenvolver 4.500 variações de anúncios diferentes. Esse conteúdo foi veiculado no YouTube e Gmail, o que mostra como a IA pode expandir as possibilidades de criações dos profissionais.

5. Amplie repertório criativo

Ferramentas de inteligência artificial podem aumentar o repertório criativo do usuário — Foto: Reprodução/Freepik

Para ter mais ideias e aumentar o repertório criativo, é possível solicitar que a inteligência artificial mostre indicações de outros projetos semelhantes ao que o usuário está desenvolvendo. Com isso, a IA pode trazer mais inspirações e referências para que os usuários consigam aprimorar projetos. Além disso, a ferramenta consegue trazer alternativas estéticas e estilísticas ao projeto, o que amplia a bagagem criativa do usuário e faz com que o projeto fique mais completo.

Com informações de Google (1, 2 e 3), Vox, BBC e Raconteur

Veja também: Você sabe diferenciar um vídeo real ou feito com IA? Testamos o público!

Você sabe diferenciar um vídeo real ou feito com IA? Testamos o público!

Você sabe diferenciar um vídeo real ou feito com IA? Testamos o público!

Source link

Join the conversation

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *