As ferramentas de Inteligência Artificial (IA) generativa deixaram de ser novidade para se tornarem hábito: 54% dos brasileiros afirmam ter utilizado alguma delas em 2024, segundo pesquisa do Google em parceria com o instituto Ipsos. No setor de seguros, essa tendência encontrou um terreno fértil. A Icatu Seguros é um dos exemplos mais expressivos de como a tecnologia pode ser aliada da produtividade.
A companhia criou a A.V.I., uma plataforma pioneira de IA que atua como assistente pessoal de corretores e assessores via WhatsApp, transformando a operação de quem está na linha de frente do relacionamento com o cliente.
“A A.V.I. nasceu como uma aliada do corretor, trazendo mais fluidez para o dia a dia e simplificando processos que antes consumiam tempo. Nosso objetivo é liberar espaço para que o corretor possa se dedicar ao que realmente importa: o relacionamento e a orientação consultiva ao cliente”, afirma Alexandre Vilardi, vice-presidente da Icatu.
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Corretor do Futuro
O projeto tem como objetivo potencializar, e não substituir, o trabalho humano ao amplificar o potencial consultivo dos profissionais por meio da tecnologia, criando o ‘Corretor do Futuro’. Na prática, a plataforma A.V.I. automatiza tarefas que antes exigiam tempo e etapas manuais, como cotações, preenchimento de propostas e envio de documentos.
A nova frente já reduziu o tempo médio de cotação em cerca de 85%, permitindo que o corretor redirecione energia para o que tem maior valor: ouvir, aconselhar e construir relações de longo prazo com seus clientes.
Entre outras funcionalidades, a plataforma também consulta comissões, inadimplência e status da carteira, envia e recebe documentos, imagens e áudios diretamente pelo WhatsApp. A tecnologia é capaz, inclusive, de gerar relatórios automáticos e criar sugestões de mensagens personalizadas para clientes.
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“No fim do dia, o que queremos é que a jornada do corretor seja mais fluida e que ele tenha tempo para se dedicar ao que é mais importante: ouvir e se conectar com seus clientes”, diz Vilardi.
Adesão à tecnologia
Com a IA fazendo cada vez mais parte da vida da população brasileira, a inclusão de soluções ligadas à tecnologia na rotina é natural. Um levantamento do Observatório Fundação Itaú e Datafolha aponta que 93% das pessoas entrevistadas utilizam alguma ferramenta IA sendo que para 75% delas, a IA faz parte do dia a dia.
Na Icatu, a ferramenta tem cada vez mais adesão dos corretores. Lucas Mattos, como um dos maiores usuários da A.V.I. destaca que agora tem tudo o que precisa na palma da mão, de forma prática e ágil.
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“Ainda que você não tenha aquela informação na ponta da língua, em poucos minutos é possível acessar a resposta. Muitas vezes, o cliente tem dúvidas sobre a cobertura de doenças graves. A gente sabe que são 24 doenças graves cobertas, e conseguimos elencá-las em menos de 5 minutos ao cliente”, diz Mattos.
Como o primeiro corretor a usar a A.V.I., Wagner Gorgulho, considera a ferramenta uma revolução por promover um planejamento ou um ajuste na cotação do cliente em poucos minutos. “A gente consegue adequar as coisas pelo telefone, e isso não tem preço”, afirma. Gorgulho, que usa mais a ferramenta por áudio.
Reconhecimento do mercado
O impacto da solução da Icatu ultrapassou fronteiras. Em 2025, a A.V.I. conquistou o 2º lugar no Gartner Eye on Innovation Awards for Insurance, prêmio que reconhece as iniciativas mais relevantes do setor de seguros nas Américas.
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O destaque da Icatu Seguros se deu pela combinação inédita de automação e IA generativa integrada ao WhatsApp e ao ChatGPT, com foco em empoderar o corretor. O sistema simplifica tarefas complexas em segundos e une tecnologia de ponta com usabilidade real, mantendo o atendimento humanizado como eixo central.
“Esse prêmio reafirma nossa crença de que a tecnologia é uma aliada estratégica que potencializa o papel do corretor. Essa integração prática e centrada no usuário foi o que colocou a Icatu entre os projetos mais inovadores do setor de seguros nas Américas”, pontua Vilardi.
Fortalecendo parcerias
Para a Icatu, o ‘Corretor do Futuro’ é aquele que une domínio de dados e profundidade no relacionamento humano. A plataforma reforça a relação de parceria entre a Icatu e sua rede, transformando eficiência tecnológica em proximidade e confiança.
“O futuro pertence a quem conseguir combinar eficiência e empatia. A IA amplia o olhar do corretor e o ajuda a oferecer experiências mais humanas, mesmo em um ambiente digital”, afirma o executivo.
Com a iniciativa, a Icatu se coloca como precursora no setor de seguros ao construir ecossistemas de negócios mais fortes e resilientes com apoio da tecnologia. “O ‘Corretor do Futuro’ é o símbolo de um novo tempo: aquele em que a inovação digital e a inteligência emocional caminham lado a lado para criar valor real”, diz Vilardi.
Mais informações sobre os serviços da Icatu podem ser acessadas no site.

