
Dos processos industriais às decisões de negócio, a Inteligência Artificial está presente no dia a dia da sociedade. Atento a esse cenário, o Instituto Euvaldo Lodi do RN (IEL-RN) dá mais um passo importante na qualificação profissional com uma nova formação dentro do seu Programa de Aprendizagem – Impulsiona IEL.
O curso Administração da Tecnologia, voltado para Jovens Aprendizes, une os fundamentos da Administração ao uso prático da Inteligência Artificial, preparando os jovens para atuar de forma estratégica, inovadora e alinhada às demandas do mercado atual.
Para a superintendente do IEL-RN em exercício, Rebeka França, a nova formação reflete o compromisso da instituição com uma aprendizagem alinhada às transformações do mundo do trabalho. “Ao integrar a Inteligência Artificial ao Programa de Aprendizagem, o IEL amplia o acesso dos jovens a competências que já são essenciais nas organizações. Nosso objetivo é preparar aprendizes para atuar com visão estratégica, senso crítico e responsabilidade, conectando conhecimento administrativo, tecnologia e desenvolvimento humano.”
Diferente de formações puramente tecnológicas, o curso parte do princípio de que compreender a Administração é essencial para aplicar a Inteligência Artificial de forma eficiente nas organizações. Ao longo do programa, os jovens desenvolvem competências para apoiar áreas como administração, finanças, recursos humanos, logística, marketing e tecnologia, utilizando ferramentas digitais e soluções baseadas em IA para otimizar rotinas, analisar dados e apoiar a tomada de decisão nas empresas.
Nesse contexto, a IA é apresentada como uma ferramenta estratégica. O jovem aprende como utilizar a tecnologia para melhorar processos, aumentar a produtividade, inovar e gerar valor para o negócio, sempre com uma visão ética, responsável e alinhada à realidade organizacional.
O curso, aprovado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), possui carga horária total de 1.536 horas, distribuídas em 400 horas de atividades teóricas, realizadas no IEL-RN, e 1.136 horas de atividades práticas, desenvolvidas na empresa contratante do programa jovem aprendiz. Durante a etapa prática, o jovem vivencia o dia a dia da organização, aplicando os conhecimentos adquiridos no IEL diretamente nas rotinas administrativas e operacionais, sempre acompanhado e orientado conforme a Lei da Aprendizagem.
Essa estrutura garante a integração entre conhecimento teórico, desenvolvimento de competências administrativas e aplicação prática no ambiente de trabalho, fortalecendo a aprendizagem e a preparação para o mercado.
As atividades teóricas incluem uma formação moderna e integrada, com destaque para Fundamentos da Administração e do mundo do trabalho, abordando organização empresarial, rotinas administrativas, ética, cidadania, comunicação e gestão de processos; Fundamentos de Inteligência Artificial aplicados à Administração, com conceitos de IA, aplicações no cotidiano corporativo, impactos no mercado de trabalho, apoio à tomada de decisão, além de Programação Web e uso de ferramentas digitais.
Impulsiona IEL
A proposta reforça o Impulsiona IEL como referência na formação profissional voltada à gestão, inovação e desenvolvimento de carreiras, integrando a Inteligência Artificial aos conteúdos administrativos já consolidados no Programa de Aprendizagem da Instituição.
“Nossa formação parte da Administração como base e incorpora a IA como uma ferramenta estratégica para apoiar a gestão. Mas o nosso olhar vai além da técnica: no IEL, temos um cuidado especial com o desenvolvimento humano, acompanhando cada jovem de perto. Nosso compromisso é formar profissionais preparados e pessoas conscientes, para que estejam prontos para os desafios do mercado e da vida”, afirma Daniela Firmino, responsável pelo Impulsiona IEL.
Para as empresas que buscam jovens aprendizes mais preparados, estratégicos e conectados às novas tecnologias, essa é a oportunidade.
Para mais informações, entre em contato com o IEL RN e saiba como contratar um jovem aprendiz.
📞 (84) 3204-6250
📧 jovemaprendiz@rn.iel.org.br

