O Instituto Federal Baiano (IF Baiano), campus Guanambi, está ofertando 20 vagas para os cursos gratuitos de Artesã em Pinturas de Tecido e 20 vagas para o curso de Horticultura Orgânica, voltados para a formação de mulheres. Os cursos são de curta duração, na modalidade Formação Inicial e Continuada (FIC), pelo Programa Mulheres Mil. As estudantes selecionadas receberão bolsa de R$250 reais mensais.
As inscrições serão realizadas entre os dias 12 e 14 de setembro, de forma gratuita e presencial. Será necessário a apresentação da documentação exigida e do preenchimento do formulário disponível no edital.
Leia mais:
O formulário será preenchido com o auxílio de um servidor do IF Baiano, na Secretaria do Campus Guanambi, localizado na Zona Rural – Distrito de Ceraíma, Guanambi-BA, no horário das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h30.
As inscrições para o curso de Artesã em Pinturas de Tecido serão realizadas também na Comunidade Quilombola Aroeira, Palmas de Monte Alto, onde ocorrerá o curso.
IF Baiano oferta vagas para cursos de qualificação em Guanambi; confira mais informações sobre os cursos:
- Artesã em Pintura de Tecido – 20 vagas:
O curso possui duração de 160 horas, e será realizado de forma presencial na Comunidade Quilombola Aroeira, Palmas de Monte Alto aos sábados e domingos das 07h30 às 11h30 e das 13h às 17h.
O objetivo do curso é capacitar mulheres em Pintura de Tecido para desenvolver produtos artesanais com criatividade, ética e sustentabilidade. O público-alvo são mulheres de baixa renda, em situação de vulnerabilidade social.
Entre os pré-requisitos estão ser do gênero feminino; ter no mínimo o Ensino Fundamental I completo (1º a 5º ano ou antigas 1ª a 4ª série); possuir, pelo menos, 16 anos completos e não ter vínculo empregatício formal.
- Horticultura Orgânica – 20 vagas:
O curso possui duração de 160 horas e será realizado de forma presencial no IF Baiano Campus Guanambi – Zona Rural – Distrito de Ceraíma, Bahia ao sábados e domingos das 07h30 às 11h30 e das 13h às 17h
O objetivo do curso é promover a capacitação, aperfeiçoamento e atualização de mulheres para o desenvolvimento de práticas agroecológicas e de produção orgânica aliando os saberes tradicionais ao conhecimento técnico-científico com vistas na garantia da segurança alimentar, ética socioambiental, cidadania, preservação da vida e da natureza. O público alvo são mulheres de baixa renda, em situação de vulnerabilidade social.
Entre os pré-requisitos estão ser do gênero feminino; ter no mínimo o Ensino Fundamental I completo (1º a 5º ano ou antigas 1ª a 4ª série); possuir, pelo menos, 16 anos completos e não ter vínculo empregatício formal. Dúvidas sobre o processo deverão ser encaminhadas para o e-mail: [email protected].